domingo, 22 de janeiro de 2023

O Deus que consola


Está escrito:

“Registra, tu mesmo, o meu lamento; recolhe as minhas lágrimas em teu odre; acaso não estão anotadas em teu livro?” (Salmos 56:8)

 

O choro, a lágrima e o lamento fazem parte da vida de qualquer pessoa em algum momento da vida. Quantas vezes choramos e nos sentimos sozinhos, sem ninguém que possa nos consolar? E chegamos a pensar, será que Deus se importa comigo? Será que Ele me abandonou? Eu oro tanto por essa causa e não vejo solução? O que será que aconteceu com as promessas Deus para minha vida? Surgem tantas dúvidas em nossa mente, mas a Bíblia tem uma resposta extraordinária: “Registra, tu mesmo, o meu lamento; recolhe as minhas lágrimas em teu odre; acaso não estão anotadas em teu livro?” (Salmos 56:8)

 

O salmista Davi estava vivendo um drama em sua vida e esse momento de lamento ou de fraqueza, ele pede a Deus que registre as suas aflições e guarde as suas lágrimas. Certamente que o sofrimento do salmista era proveniente de um ato de injustiça e perseguição sem razão de ser. Não sei se você já se sentiu injustiçado e perseguido sem uma causa aparente. Eu tenho vivido essa dolorosa experiência de pessoas que se organizam e de forma sistemática atacam, perseguem e caluniam abertamente. É algo terrível, é para dar medo!

 

Diante desse contexto em que estive vivendo me senti complemente só, nitidamente desesperado e tomado de medo. Mas, eu sei que esse problema não vai durar para sempre. Existe uma solução, então os meus olhos enxergaram algo que não percebia, na verdade, eu não estava só, eu podia contar com o sustento do Senhor. Deus permanecia inabalável, servindo de fundamentos para os meus pés. De fato, há situações que humanamente falando, beira o impossível pela forma como certas pessoas agem, perseguem, atacam e oprimem, buscando ferir-nos com palavras caluniosas. São pessoas persistentes em praticar o mal. No entanto, devemos confiar no Senhor, como diz o salmista: “Mas eu, quando estiver com medo, confiarei em ti. Em Deus, cuja palavra eu louvo, em Deus eu confio e não temerei. Que poderá fazer-me o simples mortal? (Salmos 56:3-4)


É certo que qualquer que seja a situação, por mais difícil que pareça ser, vai passar. Enquanto isso, agarremo-nos às promessas de Deus, na Sua palavra com fé e ações de graças, esperando o vendaval da nossa vida passar com os pés firmes. Saiba que Deus conhece todas as nossas angústias. Ele registra todas elas. Ele guarda nossas lágrimas e as anota num livro para não se esquecer delas. Obviamente, que essa linguagem expressa no Salmo 56 é uma forma humana para entendermos o cuidado de Deus, mas certamente Deus não esquece e sabe de tudo que acontece conosco, Ele não precisa de livro para registrar nossos atos.

 

O fato é que Deus tudo vê e se importa conosco. A forma poética do salmista nos dar a ideia de vigilância no momento de crise. Deus está sempre atento. Ele a tudo vê (“Os teus olhos viram o meu embrião” Salmos 139:16). A Bíblia apresenta vários exemplos do agir de Deus: Ele viu Hagar no deserto e providenciou um escape (Gênesis 21:17-19). Deus vê e nunca fica distante dos seus filhos. Ele não esquece de nós nas horas de aflição. Ele vê a tempestade e vem ao nosso encontro (Marcos 6:47-48). O Senhor nos conhece e sabe da nossa estrutura, das nossas angústias, nada passa despercebido diante dEle, porque Ele vê. Confie no Senhor. Ele vê suas lágrimas, aliás não apenas vê, mas recolhe nossas lágrimas no odre (sentido figurativo). 

 

O odre é um recipiente feito de pele de animal usado para o transporte de líquidos. Era muito utilizado na antiguidade pelas pessoas nas longas jornadas de viagem. Hoje, usamos garrafa. Mas, essa alusão de recolher as lágrimas no odre é porque era um costume muito antigo comum entre gregos e romanos de colocar as lágrimas no pequeno frasco quando alguém muito querido morria e lhe era oferecido na tumba do falecido. 

 

Como pudemos refletir, as situações difíceis mexem muito com a nossa alma, nosso emocional, não é nada fácil passar por elas, porque elas produzem em nós angústia, dor e até desespero. Mas, por maior e mais desafiador que sejam os problemas que nos envolvam, não devemos perder a fé nem o ânimo. Deus está conosco e conservará a nossa alma.

 

Certamente que todas as lágrimas que derramamos são lembradas por Deus. Não tenha vergonha de chorar na presença do SENHOR. Não é errado chorar. Davi chorou, Jesus chorou, a natureza nos leva a chorar, porque temos sentimentos e emoções, somos humanos, mas em nossa tristeza devemos olhar para Deus com submissão e súplica sincera. 

 

Saiba que Deus tem propósitos para minha e sua vida e a tristeza não durará para sempre. Talvez, nesse momento não consegamos enxergar os seus propósitos, mas saiba que Deus está no controle. Deus vai cuidar de nossa vida. Esse tem sido o meu consolo todos os dias.

 

Por fim, o consolo de Deus é uma promessa de que Ele está presente em todas as circunstâncias da nossa vida, mesmo nas mais difíceis situações. Ele nos dá força para enfrentar os desafios e nos ajuda a encontrar esperança e paz. Deus nos encoraja a buscar a sua presença e confiar nEle, mesmo quando não compreendemos a causa do nosso sofrimento. Ele nos dá o consolo e aconteça o que acontecer, Ele está sempre conosco em todas as circunstâncias. Aleluia!

 

Lembre-se: Deus é bom; seu amor dura para sempre.

 

Um comentário:

Anônimo disse...

O Eterno Consolador sempre está conosco.