domingo, 8 de janeiro de 2023

Esperança gloriosa


 

Está escrito:

A ele quis Deus dar a conhecer entre os gentios a gloriosa riqueza deste mistério, que é Cristo em vocês, a esperança da glória (Colossenses 1:27).

 

Na carta aos Colossenses, o apóstolo Paulo nos mostra que Deus em sua soberania e amor incomparável pela humanidade quis dar a conhecer aos povos não-judeus a gloriosa riqueza de revelar Cristo dando-nos esperança gloriosa. Só através do Evangelho de Cristo que podemos experimentar seu poder que é capaz de romper barreiras sociais, preconceitos e discriminação, libertar os cativos das prisões espirituais e emocionais do pecado, garantindo vida eterna. 

 

Assim, Cristo em nós, nos dá a certeza de que teremos esperança de fazer parte na glória de Deus. Se você gosta de estatística, saiba que Paulo se refere a Cristo habitando em nós cerca de 216 vezes. Enquanto, João cita a presença de Cristo 26 vezes. Isso nos dar a certeza de que somos habitação do Espírito e que temos relacionamento e aliança com Deus. Logo, creia na Palavra que fala: “Cristo em vocês, a esperança da glória” (Colossenses 1:27).

 

De fato, “Cristo em vocês” nos faz compreender que Ele vive entre seu povo e no meio dele. Isso é facilmente constatado ao percebermos o Senhor agir no mundo através da Igreja, operando milagres por meio do seu corpo espiritual. Nós, como igreja, somos o povo de Deus, corpo de Cristo, povo exclusivo de Deus, nação santa. Ele subiu para o Pai, mas nos deixou o Espírito Santo para guiar e orientar os crentes. Logo, o Espírito Santo é Cristo conosco, é Cristo entre vocês, é Cristo em vocês. 

 

Mas, a questão que se levanta é, como Cristo em você é a esperança da glória? Em geral, não temos meios legais para usufruirmos desse título de glória, isso porque “não há um só justo na terra, ninguém que pratique o bem e nunca peque” (Eclesiastes 7:20). Portanto, somos totalmente deficientes quanto as características de Cristo. Porém, Cristo em você se dar pela fé, que é o nosso título de glória. Cristo é a nossa justiça e nos dar esperança gloriosa no viver eterno.


Então, quais os benefícios de saber que Cristo está em mim? Temos pelo menos três benefícios, quais sejam:

·      Temos esperança – é importante destacar que a esperança do crente, do ponto de vista da Bíblia, se mostra diferente da forma como é usado na vida cotidiana do mundo. A esperança popular é algo que pode acontecer ou não. No entanto, a esperança do crente, biblicamente, é algo que se mostra com tremenda convicção de que vai acontecer. A esperança da glória é algo que vai acontecer, embora não saibamos quando e como será.

·      Temos a ressurreição – então, que glória é essa que Paulo se refere? Ele está se referindo a ressurreição. Na sua carta à igreja dos Tessalonicenses 4:13-18, ele expõe o assunto da ressurreição e revela o contraste entre aquelas pessoas que estão em Cristo e as outras que não o conheceram ou o rejeitaram. Ele exortava os crentes a não se entristecerem como as demais pessoas que não possuem essa “esperança”, quer seja, a esperança da ressurreição. 

·      Temos garantia – ora, se Cristo vive em você, por meio do Espírito Santo, temos a garantia da “esperança da glória”. O termo “penhor” é usado como “garantia”, daí o apóstolo Paulo afirmar: “nos selou como sua propriedade e pôs o seu Espírito em nossos corações como garantia do que está por vir” (2Coríntios 1:22). E o que está “por vir”? a esperança gloriosa da ressurreição. Será que você que é crente convicto não sente uma explosão de alegria ao ler o que o próprio Deus deixou registrado para nós? “Cristo em vocês, esperança da glória” Aleluia!

 

Assim sendo, abra o seu coração e Deus falará com você. Viva pelo mistério da fé e Cristo em você fará maravilhas. Quem está em Cristo é nova criatura e tem a vida eterna, você crê nisso? Saiba que o “Cristo em vocês” significa que somos abraçados pela fé com a justiça e a força dEle, ora isso é o que nos dar segurança para termos esperança da glória, “para que Cristo habite no coração de vocês mediante a fé; e oro para que, estando arraigados e alicerçados em amor” (Efésios 3:17).

 

Meu amado(a) irmão(ã), quando o coração de uma pessoa se abre para Deus pelo Espírito Santo, quando a beleza e a excelência de Cristo são reveladas a ele pela fé, a pessoa abraça interiormente a Cristo e se une a Ele. Daí, a expressão “Cristo em você” que vai renovando sua mente para que se apegue a cada dia ao Senhor Jesus. Embora as lutas e os desafios surjam, a fé nos dar firmeza para permanecer em Cristo. Este achegarmos a Cristo nos dar esperança cheia de glória. Se você pode dizer “Cristo em mim, a esperança da glória”, então você tem a esperança gloriosa.

Ore comigo: “Senhor entrego o meu coração a ti pela fé que pusestes em mim para viver a esperança da glória. Em nome de Jesus". Amém!

 

Lembre-se: Deus é bom; seu amor dura para sempre.


3 comentários:

Anônimo disse...

Maravilhosa Esperança! O Espírito Santo em nós e entre nós. Glória a Deus!

Saemmy Albuquerque disse...

Glória a Deus!

Saemmy Albuquerque disse...

No Senhor podemos ter esperança.