domingo, 15 de janeiro de 2023

Afinal de contas, quem é Deus para você?


Está escrito:

Disse Deus a Moisés: “Eu Sou o que Sou” (Êxodo 3:14) 

Quando o povo hebreu estava escravizado no Egito, eles clamaram ao Deus de Abraão, Isaque e Jacó. Então, Deus se revelou a Moisés na sarça ardente com essa expressão: “Eu Sou o que Sou”. Isso soa como uma afirmação da existência de Deus. De fato, os escravizados hebreus precisavam saber que Deus, verdadeiramente, existe e que estava presente com eles para os libertar da opressão egípcia.  

Pensar corretamente sobre Deus é extremamente importante porque uma falsa ideia a respeito de Deus é idolatria. No Salmo 50:21, Deus reprova o ímpio dizendo: “Ficaria eu calado diante de tudo o que você tem feito? Você pensa que eu sou como você? Mas agora eu o acusarei diretamente, sem omitir coisa alguma”. Com Deus não se brinca, Ele é o Ser Supremo, o Criador, perfeito em poder, bondade, sabedoria e justiça. 

Afinal de contas, quem é Deus? A Bíblia não define Deus, mas revela a sua natureza, caráter e obra:

·      Deus é a origem e a base de todas as coisas existentes no universo – “Ó profundidade da riqueza da sabedoria e do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos e inescrutáveis os seus caminhos! Quem conheceu a mente do Senhor? Ou quem foi seu conselheiro? Quem primeiro lhe deu, para que ele o recompense? Pois dele, por ele e para ele são todas as coisas” (Romanos 11:33-36). 

·      Deus é Senhor de todas as coisas – “Os céus são teus, e tua também é a terra; fundaste o mundo e tudo o que nele existe” (Salmos 89:11). Tudo que foi criado pertence a Deus, Ele é dono de tudo. “Do SENHOR é a terra e tudo o que nela existe, o mundo e os que nele vivem” (Salmos 24:1).

·      Deus é o sustentador da obra criada – “O Filho é o resplendor da glória de Deus e a expressão exata do seu ser, sustentando todas as coisas por sua palavra poderosa” (Hebreus 1:3).

·      Deus é Deus de propósito – “O SENHOR faz tudo com um propósito; até os ímpios para o dia do castigo” (Provérbios 16:4).

·      Deus governa a sua criação – “Conforme as tuas ordens, tudo permanece até hoje, pois tudo está a teu serviço” (Salmos 119:91). 

·      Deus é quem faz novas todas as coisas – “Aquele que estava assentado no trono disse: “Estou fazendo novas todas as coisas!” E acrescentou: “Escreva isto, pois estas palavras são verdadeiras e dignas de confiança” (Apocalipse 21:5).

·      Deus constituiu seu Filho (Jesus Cristo), o herdeiro de todas as coisas – “Nestes últimos dias falou-nos por meio do Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas e por meio de quem fez o universo” (Hebreus 1:2).

·      Deus é o fim em Jesus Cristo, o autor da salvação – “Ao levar muitos filhos à glória, convinha que Deus, por causa de quem e por meio de quem tudo existe, tornasse perfeito, mediante o sofrimento, o autor da salvação deles” (Hebreus 2:10). 

A Confissão de Fé de Westminster(*), importante documento das Igrejas Reformadas, escritas pelos puritanos no século XVII, faz a seguinte afirmação a respeito de Deus: “Há um só Deus vivo e verdadeiro, o qual é infinito em seu ser e perfeições. Ele é um espírito puríssimo, invisível, sem corpo, membros ou paixões: é imutável, imenso, eterno, incompreensível, onipotente, onisciente, santíssimo, completamente livre e absoluto, fazendo tudo segundo o conselho de sua própria vontade, que é reta e imutável, e para a sua própria glória. É cheio de amor, é gracioso, misericordioso, longânime, muito bondoso e verdadeiro galardoador dos que o buscam; é, contudo, justíssimo e terrível em seus juízos, pois odeia todo o pecado e de modo algum terá por inocente o culpado”. A Bíblia nos ensina exatamente isso a respeito de Deus. 

Será que agora você é capaz de compreender quem é Deus? Teoricamente acredito que é possível definir Deus, mas mais importante do que o conhecimento da existência de Deus é a experiência pessoal do conhecimento de Deus. Jamais teremos conhecimento correto de Deus tendo apenas noções teóricas gerais de Deus. Para conhecer Deus de forma real, é preciso desejar ser salvo, ter um encontro pessoal com Deus, assim como aconteceu com o apóstolo Paulo. 

Deus quer se fazer conhecer a todas as pessoas que desejam a salvação, através de Cristo Jesus. Jamais saberemos quem Ele é se não quisesse graciosamente se revelar. Felizmente, Deus quis e o fez se revelando nas Escrituras, a Palavra de Deus inspirada que é a forma correta de podermos saber quem é Deus. 

Para conhecer quem é Deus, precisamos ter um relacionamento com Ele, na pessoa do Jesus Cristo, “Aquele que é a Palavra tornou-se carne e viveu entre nós. Vimos a sua glória, glória como do Unigênito vindo do Pai, cheio de graça e de verdade” (João 1:14). O Filho de Deus se tornou o Filho do homem e a ponte entre Deus e o homem – “Pois há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens: o homem Cristo Jesus” (1Timóteo 2:5). É somente através de Jesus que podemos ter o perdão dos pecados, a reconciliação com Deus e a salvação eterna. Assim, para conhecer realmente quem é Deus, tudo que precisamos é olhar para Cristo, Ele disse: “Eu e o Pai somos um” (João 10:30).
 
Lembre-se: Deus é bom; seu amor dura para sempre. 

(*) A Confissão de fé de Westminster. Editora Cultura Cristã, 2019.