domingo, 29 de janeiro de 2023

Coração endurecido


 

Está escrito:

“Por isso é que se diz: se hoje vocês ouvirem a sua voz, não endureçam o coração, como na rebelião” (Hebreus 3:15)

 

Um coração endurecido é um grave problema de saúde que pode levar a morte do indivíduo. Do ponto de vista médico as doenças cardíacas são uns dos responsáveis pelas maiores taxas de óbitos no país. Não é à toa que a cardiologia é uma das especialidades mais procuradas pelos médicos no Brasil.

 

Todavia, não é de problemas cardíacos que o escritor da carta aos Hebreus está tratando. E o que é um “coração duro” na qual estamos nos referindo? O coração endurecido é um coração perverso, incrédulo, rebelde, desobediente e corrompido. Entende-se por “coração”, não o órgão que bate ininterruptamente no lado esquerdo do peito, mas se refere a nossa vontade, atitudes e intenções, é a fonte de nossos pensamentos, ações e palavras. Ou seja, a nossa mente e espírito.

 

O endurecimento do coração é uma das piores coisas que pode acontecer na vida de uma pessoa, porque quando isso acontece perde-se a capacidade de ser sensível e tratável. O indivíduo se mostra obstinado, arrogante, presunçoso, amargo, vingativo, insensível, desconfiado, incrédulo etc. Daí, a recomendação “não endureçam o coração”, é algo que depende de cada um de nós, é uma decisão pessoal para se esforçar e não deixar seu coração endurecer.

 

Assim como o coração do nosso corpo precisa ser cuidado com exercícios regulares e alimentação saudável para se manter sadio, a nossa mente e espírito precisa também de cuidados e permita que Deus o ajude a eliminar os pensamentos maus, mágoas, dúvidas, não dar importância a pessoas que só sabem criticar nossas atitudes. Um pensamento positivo da vida e dos propósitos de Deus tornará o coração sensível à voz do Senhor Jesus. 

 

Mas, se você não tem forças para lidar com todas as circunstâncias que envolvem a sua vida e que tem causado o endurecimento do seu coração, eu tenho uma boa notícia para lhe dar: existe solução! Sim, a solução é buscar um novo coração, uma nova mentalidade, uma nova criação que somente Deus, que é especialista em fazer “novas todas as coisas” (Apocalipse 21:5), pode lhe proporcionar. “Darei a vocês um coração novo e porei um espírito novo em vocês; tirarei de vocês o coração de pedra (endurecido) e, em troca, darei um coração de carne” (Ezequiel 36:26).

 

A causa da dureza do coração é o engano do pecado que traz consequências terríveis, por mais triste que possam ser (o viver isolado das pessoas, não ter disposição para viver, desânimo para lutar) o pecado afasta o indivíduo da graça de Deus, porque o coração endurecido se encontra fechado para o grande amor  dEle. Atemorizante é o afastamento de Deus, quando isso acontece ficamos cada vez mais vulneráveis ao engano do pecado. 

 

Poderíamos listar algumas características de um coração endurecido, mas isso não é necessário, porque está plausível a marca do pecado resultante de um coração desobediente e rebelde. O fato é que a Bíblia admoesta para termos cuidados com o endurecimento do coração. Jesus conviveu com pessoas que tinham “corações endurecidos” que não tinham condições de entender ou discernir as coisas espirituais, conforme relato de Marcos 6:52 – “pois não tinham entendido o milagre dos pães. O coração deles estava endurecido”. 

 

Saiba que Jesus também morreu por aquelas pessoas de coração endurecidos, portanto, há esperança. Ter um coração endurecido é uma condição espiritual. Daí a necessidade de utilizarmos armas espirituais, tais como, oração e aconselhamento com a Palavra de Deus (Bíblia). No tempo perfeito e soberano de Deus, seus olhos serão abertos e o coração amolecido. Só Jesus é o verdadeiro modificador de corações. 

 

O propósito de Deus é que tenhamos um novo coração, para isso é preciso dar ouvidos à voz de Deus, como lemos: “se hoje vocês ouvirem a sua voz, não endureçam o coração”. Quer dizer, temos que aceitar o que Deus revela a seu respeito e admitirmos nossos pecados e nos arrependermos profundamente deles. Além disso, devemos nos esforçarmos para termos uma vida abundante, conforme Hebreus 4:11 – “Portanto, esforcemo-nos por entrar nesse descanso, para que ninguém venha a cair, seguindo aquele exemplo de desobediência”. Se você crê em Jesus Cristo como seu salvador, então é preciso se esforçar pela vida abundante, de crescimento e maturidade espiritual.

 

Por fim, se o endurecimento de coração é o seu problema, saiba que Deus providencia um novo coração para você, uma nova natureza, uma nova mente. Essa é uma oferta maravilhosa do Senhor Jesus.

 

Lembre-se: Deus é bom; seu amor dura para sempre.

3 comentários:

Anônimo disse...

Gostei muito de ler bom pars refletir

Saemmy Albuquerque disse...

Benção! Reflexão importante.

Anônimo disse...

Muito edificante