domingo, 12 de setembro de 2021

Seja paciente no sofrimento



Está escrito:

“Irmãos, tenham os profetas que falaram em nome do Senhor, como exemplo de paciência diante do sofrimento” (Tiago 5:10)

 

O sofrimento é algo inerente a vida humana e a vida animal em geral. Todo ser vivo passa por alguma experiência aversiva e negativa na sua existência. Na perspectiva popular, o sofrimento sempre está associado com dor, infelicidade, tristeza e injustiça. Nesse sentido, duas perguntas nos instigam a buscar respostas: Quando surgiu o sofrimento na vida do homem? É possível acabar com o sofrimento? 

 

A resposta para o surgimento do sofrimento humano encontra-se na Bíblia no livro de Gênesis, capítulo 3, que relata a queda do homem e, consequentemente, a expulsão de um mundo perfeito e sem sofrimento, na qual ele vivia. A partir daí, maldita é a terra por causa da desobediência do homem (pecado). Então, tem início a saga do sofrimento humano em nosso planeta ao longo dos milhares de anos de sua existência.

 

A segunda questão não se tem resposta que possamos afirmar para acabar com o sofrimento humano neste mundo. Podemos inferir que é impossível alguém não passar por momentos de sofrimento nesta vida. Isso se justifica por que Jesus disse: “No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo” (João 16:33).

 

Então, a questão não é como acabar com o sofrimento, mas sim, como lidar com o sofrimento em nossa vida. E a resposta, encontra-se no “tende bom ânimo”, ou seja, não se desespere, seja paciente no sofrimento, porque tudo que se faz debaixo do sol passa e nada acontece que não tenha um propósito. O que nós precisamos é discernimento para compreender a realidade, mesmo que seja difícil ou incompreensível no momento, mas que no devido tempo seremos capazes de entender a realidade do sofrimento em nossa vida.

 

Nesse sentido, a Bíblia nos ensina através do testemunho de homens que Deus permitiu passar pelo sofrimento, muitas vezes terríveis aos nossos olhos e incompreensível também, porque tais sofrimentos produzem a paciência. O exemplo clássico que podemos apontar é a história de Jó. Certamente, você já ouviu o ditado popular que diz – “paciência de Jó!”. Pois é, Jó é o personagem, por excelência, mais paciente da Bíblia. O seu sofrimento foi extremo, mas ele suportou por causa da sua fé, mantendo-se fiel a Deus e esperando com paciência a recompensa pela sua fidelidade. 

 

O sofrimento de Jó e sua paciência em suportá-la permitiu que ele conhecesse a Deus: “Eu te conhecia só de ouvir, mas agora os meus olhos te veem. Por isso, me abomino e me arrependo no pó e na cinza” (Jó 42:5-6). Que coisa tremenda! Deus permitiu o sofrimento de Jó porque o amava, porque queria que ele o conhecesse de verdade e não somente de ouvir a seu respeito. Deus se revela a Jó que se humilha diante de Deus que o abençoa restaurando a sua prosperidade e longevidade.

 

Outro personagem que destaco é o apóstolo Paulo que perdeu tudo que tinha, riqueza, poder, títulos, para conhecer as injúrias, traições, naufrágios, prisões, açoites e outros sofrimentos por causa do evangelho de Jesus Cristo. Mas, apesar de toda esta experiência, ele afirma que devemos nos alegrar no sofrimento: “E também nos alegramos nos sofrimentos, pois sabemos que os sofrimentos produzem a paciência, a paciência traz a aprovação de Deus, e essa aprovação cria a esperança. Essa esperança não nos deixa decepcionados, pois Deus derramou o seu amor no nosso coração, por meio do Espírito Santo, que ele nos deu” (Romanos 5:3-5).

 

Percebe que a paciência, nesse caso, é acompanhada da aprovação e esperança em Deus. Isso é fé que se torna robusta e madura em nossa vida. Foi essa fé que fez Jó ter paciência e fez Paulo enfrentar os desafios do evangelho na certeza da fidelidade do Senhor.

 

Certamente, você já experimentou algum sofrimento na sua vida, talvez a perda de uma pessoa amada, uma violência, um abuso sexual, uma injustiça, ingratidão, o abandono por um adultério, a solidão, a enfermidade, enfim seja qual for o sofrimento vivido no passado ou no presente, não reclame da sua luta, do seu sofrimento, mas siga o exemplo desses homens de Deus que passaram por tribulações com paciência e esperança no Senhor. Não esqueça que o maior sofrimento do homem, Jesus tomou sobre si. Os nossos pecados estavam pesados em seus ombros, por isso Ele foi castigado e não merecia todo aquele sofrimento por nós e nós, por sua vez, não merecíamos receber tanto amor, pois Ele se entregou por amor a mim e a você.

 

Por fim, enquanto estivermos neste mundo, não devemos deixar que o sofrimento nos paralise, mas tenhamos paciência, levantemos a cabeça e caminhemos em frente. Olhe só para Jesus, os sofrimentos momentâneos que passamos não podem nos roubar a fé e a eternidade, a nossa terra prometida. “Se somos filhos, então somos herdeiros; herdeiros de Deus e co-herdeiros como Cristo, se de fato participamos dos seus sofrimentos, para que também participemos da sua glória” (Romanos 8:17). A fé não resolve o mistério do sofrimento, mas nos fornece o único modo de lidar com ele.

 

Lembre-se: Deus é bom; seu amor dura para sempre. 

5 comentários:

Clicia Valim Cortes Gradim disse...

Muito feliz a sua comparação do ter e não ter riquezas.

Nilzete Alencar disse...

Deus é fiel e justo.

Cleide Rejane Damaso de Araújo disse...

Nossas experiências de sofrimento, trazem novos sentimentos e nova convicção da graça divina que nos acompanham a cada dia.
Ninguém sai de uma provação ou sofrimento do mesmo jeito que entrou... É o Deus da graça que nos provê.
Aleluia!

Unknown disse...

Verdade o sofrimento nos torna mais esperançosos e sem luta é impossível ter vitória!

Saemmy Albuquerque disse...

Glória a Deus. Ótima reflexão!
Aprender a ser feliz no muito ou no pouco, mas se temos a Cristo, temos tudo que realmente importa.