domingo, 29 de agosto de 2021

Essencial

 


Está escrito:

“...Cristo é tudo em todos”. (Colossenses 3:11)

 

O mundo das desigualdades e das diferenças sociais, culturais e econômicas não é compatível com a maneira de viver do povo escolhido de Deus, na qual não há diferença entre as pessoas, porque Cristo é tudo em todos. Que grande e maravilhoso mistério! De forma que, sendo Cristo tudo em todos não pode haver distinções, segregações, nem divisões sociais na igreja.

 

Esta verdade nos remete a pensar que toda narrativa Bíblica converge para Cristo e a formação da igreja constituída de pessoas renovadas e convertidas no coração a Cristo. Por isso, nessa nova vida já não há diferença entre grego e judeu, circunciso e incircunciso, bárbaro e cita, escravo e livre, mas Cristo é tudo em todos (Colossenses 3:11). 

 

As simples, contudo, abrangentes palavras, “Cristo é tudo em todos” resumem toda a existência material e espiritual desde o princípio (alfa), através de toda temporalidade até o fim (ômega), a eternidade que ainda não alcançamos. Assim, se temos Cristo, temos tudo, mas não tivermos Cristo, não temos nada. Logo, Ele é essencial. Se você tem Cristo, você tem o caminho aberto para a eternidade. Jesus Cristo é o canal de graça para todas as pessoas. Ele é tudo em todos. 

 

Então, para compreender melhor o porquê da expressão do Apóstolo Paulo na carta aos colossenses, capítulo 3, versículo 11, “Cristo é tudo em todos”, por quê: 

 

1.     Ele é o princípio de toda a criação – Jesus é a razão de toda criação. “Ele é a imagem do Deus invisível, o primogênito sobre toda a criação, pois nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos ou soberanias, poderes ou autoridades; todas as coisas foram criadas por ele e para ele” (Colossenses 1:15-16).

2.     Ele é tudo na revelação de Deus (o Verbo) – Jesus é a própria mensagem de Deus que nos foi revelada na plenitude dos tempos, pois “havendo Deus, outrora, falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, nestes últimos dias, nos falou pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, pelo qual também fez o universo” (Hebreus 1:1-2). Assim, podemos dizer que Cristo é tudo na mensagem proclamada pelos profetas, ou seja, Jesus é tudo em toda Bíblia, a revelação escrita de Deus para nós em todos os tempos. Portanto, Jesus é tudo no plano redentor de Deus. 

3.     Ele é o único meio de chegarmos a Deus – Disse Jesus: “Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim” (João 14:6). Está claro que ninguém pode intermediar a relação do homem com Deus, exceto Jesus. Na medida em que Deus vê Cristo em nós, Ele nos aceita. Mas, se Cristo não está em nós, não importa o que tenhamos na vida, quer seja, riquezas, prestígios, poder, fama, caridade, religiosidade, nada, absolutamente nada vai fazer que Deus nos considere. Somente, Cristo é tudo em todos, mesmo no deleite do próprio Pai. Deus é infinitamente satisfeito em Cristo, por isso Ele é tudo em todos para Deus. Logo, Cristo é suficiente para satisfazer o Pai e nada que possamos fazer agrada a Deus, se Cristo não estiver em nós. Deus se comunica exclusivamente através de um Mediador, Jesus Cristo. Não há outro intermediário ou atravessador neste meio de transmissão que Deus tem para se comunicar conosco.

4.     Ele é nosso justificador diante de Deus – Cristo é tudo em todos porque é o único capaz de nos justificar e perdoar nossos pecados diante de Deus Pai. O que necessitamos de Deus é a nossa aceitação como justos. Então, quando Cristo entra em nosso coração somos “justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus” (Romanos 3:24).

5.     Ele nos adotou como filhos de Deus – que coisa extraordinária recebemos de Jesus. Ele é tudo em todos no que diz respeito à nossa adoção como filhos de Deus. “Porque todos sois filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus” (Gálatas 3:26). E, especialmente, “todos quantos o receberam, deu-lhes poder de serem feitos filhos de Deus, aos que creem no seu nome” (João 1:12). Louvado seja o nome do Senhor Jesus Cristo!

6.     Ele nos reconciliou e nos deu paz com Deus – Cristo é tudo em todos no que concerne a nossa reconciliação e paz com Deus. De forma que, “sendo justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo” (Romanos 5:1). 

 

Para concluir, se Cristo é tudo em todos, então devemos nos alegrar no Senhor que nos vez conhecer a Cristo, o qual agora vive em nós, através do Espírito Santo, de maneira que Deus nos ver como filhos por adoção. Eis, o grande mistério do Evangelho que nos foi revelado. Assim, devemos nos deleitar e contentar-nos nAquele que nos proporciona os tesouros da graça do Pai.

 

Lembre-se: Deus é bom; seu amor dura para sempre.

2 comentários:

Dra. Maria das Graça disse...

Mensagem maravilhosa! A completude, o amor incondicional, a graça e a fidelidade de Deus é tudo que precisamos. A honra e a glória é Dele.

Saemmy Albuquerque disse...

Glória a Deus!