domingo, 15 de agosto de 2021

Seguir a Cristo



Está escrito:

“Quem me serve precisa seguir-me; e, onde estou, o meu servo também estará.” (João12:26)

 

Quando Jesus iniciou seu ministério de evangelização, ele chamou seus discípulos e a frase “siga-me” foi usada várias vezes. Por exemplo, quando Ele encontrou com Filipe, disse-lhe apenas: “Siga-me” (João 1:43). É interessante a força desse chamado, os evangelhos narram que eles deixaram suas ocupações, suas famílias, largaram tudo para segui-lo. O que me chama a atenção é que essa decisão de seguir Jesus ocorreu de duas formas: imediatamente e totalmente. Isso não é surpreendente? E o mais curioso, é que os homens não hesitaram em sua decisão. Deixaram tudo, não levaram nada consigo. Acho até que nem voltaram para casa, a fim de se despedir dos seus familiares. Eles simplesmente disseram “sim” ao chamado de Jesus.

 

Obviamente, podemos conjecturar: será que os discípulos foram muito radicais e exagerados? Realmente, eles foram. Seguir uma pessoa que apenas falou com eles, alguém que não era uma pessoa renomada ou famosa, mas alguém que cresceu entre eles e veio para servir. O fato é que independente de qualquer coisa aparente, algo inexplicável e desconhecido aconteceu, eles foram atraídos para Jesus. Evangelho de João 15:16, diz: “Vocês não me escolheram, mas eu os escolhi para irem e darem fruto, fruto que permaneça...”.

 

A quem você está seguindo? Nas redes sociais as pessoas são vistas pelo número de seguidores que visualizam suas iniciativas. Todos seguem alguém ou algo. Tem os seguidores do Presidente Bolsonaro, tem os seguidores de uma ideologia ou de uma filosofia. Mas, há alguém que verdadeiramente devemos seguir, seu nome é Jesus! E o que isso realmente significa para você? Se fizermos uma pesquisa, provavelmente haveremos de obter dezenas de respostas diferentes! 

 

Todavia, seguir a Cristo é dar sua vida para que Ele possa viver através de você. Na realidade, é uma rendição total a Jesus. É viver profundamente conectado a Ele. Jesus dizia a todos: “Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome diariamente a sua cruz e siga-me” (Lucas 9:23).

 

Portanto, seguir a Cristo é uma rendição, ou seja, é desistir completamente ou renunciar a si mesmo em favor de Cristo. Somente quando nos rendemos a Jesus é que temos capacidade de concordar em renunciar a favor de Seu propósito, porque decidimos fazer parte do Seu plano eterno. “Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês, diz o Senhor, planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro” (Jeremias 29:11).

 

Mas, na prática, o que significa a nossa rendição a Jesus?

1.     Significa deixar de lado nosso egoísmo e permitir que Jesus viva através de nós. “Assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim.” (Gálatas 2:20)

2.     Significa confiar nos planos de Deus que não falham, mesmo quando não conseguimos entendê-lo. “Senhor meu Deus! Quantas maravilhas tens feito! Não se pode relatar os planos que preparastes para nós!” (Salmo 40:5)

3.     Significa acreditar que nossa alegria eterna é mais importante do que qualquer prazer momentâneo. “Para que todo o que nele crer tenha a vida eterna” (João 3:15).

 

Porém, há outra pergunta que não pode deixar de ser respondida. Como é preenchida a vida de quem está rendido a Jesus? 

1.     Com toda bênção espiritual de Deus. Isso ocorre quando paramos de nos esforçarmos para fazer apenas a nossa vontade, aquilo que nos dar prazer e muitas vezes entristece o Espírito Santo que está em nós. “Bendito o Deus e Pai do nosso Senhor Jesus Cristo, que nos tem abençoado com toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais em Cristo”. (Efésios 1:3)

2.     Com a paz de Deus que é intransponível – Disse Jesus: “Deixo a paz a vocês; a minha paz dou a vocês. Não a dou como o mundo a dá”. (João 14:27)

3.     Com a alegria de Jesus que é algo indescritível – “Gloriai-vos no seu santo nome; alegre-se o coração dos que buscam o Senhor” (Salmos 105:3)

4.     Com a liberdade do filho de Deus que é inexplicável – “Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente serei livres”. (João 8:36)

5.     Com o amor de Deus que nos constrange – “Mas Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou”. (Efésios 2:4)

6.     Com a misericórdia de Deus que é generosa – “Quem é sábio atente para essas coisas e considere as misericórdias do Senhor”. (Salmos 107:43)

7.     Com a graça do Senhor que não merecemos – “Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus”.  (Efésios 2:8)

8.     Com a presença de Deus que é reconfortante – “Os justos, porém, se regozijam, exultam na presença de Deus e folgam de alegria” (Salmos 68:3)

 

Por fim, o que Deus realmente quer de nós quando nos chama para segui-lo? Ele não deseja que devamos ter uma atividade religiosa intensa ou que frequentemos a igreja assiduamente ou que façamos um seminário teológico, ou ainda, que evitemos assistir ou fazer coisas ruins com alguém. Obviamente que, fazer coisas boas e evitar o mal até os descrentes podem fazer. Isso é uma obrigação de todos. Mas, o objetivo de seguir a Jesus é amá-lo. É isso que Ele quer. “Aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me revelarei a ele”. (João 14:21)

 

Deus quer você. Deus quer nossos corações e nossa devoção. Quando seguimos a Jesus, morremos para nós mesmos. Só que, no dia seguinte, teremos que morrer novamente. Assim, acontece em todos os dias da nossa vida. É uma batalha diária contra nosso eu, nossa vontade que muitas vezes quer ser egoísta e materialista. Quanto mais seguimos a Cristo, mais devemos morrer para nós mesmos. Você sente que vive totalmente entregue a Jesus? Receba de Deus todo poder, amor e graça para segui-lo.

 

Lembre-se: Deus é bom; seu amor dura para sempre 

2 comentários:

Saemmy Albuquerque disse...

Seguir a Cristo é um privilégio! Glória a Deus.

Unknown disse...

Em Jesus há vida. Segui-lo é benção.