domingo, 22 de agosto de 2021

Que amor é esse?


 

Está escrito:

“O Senhor, o seu Deus, está em seu meio, poderoso para salvar. Ele se regozijará em você; com o seu amor a renovará, ele se regozijará em você com brados de alegria” Sofonias 3:17

 

Ao ler esse versículo do livro de Sofonias me veio a mente o seguinte questionamento: será que merecemos receber este amor tão perfeito? O amor (Ágape) é a expressão maior do amor de Deus. É algo incompreensível a mente humana, por ser um amor capaz de nos envolver a tal ponto que produz em nós introspecção que nos leva ao arrependimento de tudo aquilo que fizemos e que são maus aos olhos de Deus, os quais são reveladas através do Espírito Santo. Isso é um mistério.

 

Que amor é esse? É o amor de Jesus Cristo manifestado na cruz para nos redimir dos pecados, para que tenhamos uma vida plena e eterna. “Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância” (João 10:10). 

 

Você conhece o amor de Deus? Por acaso, já experimentou um amor tão grande assim na sua vida? Na verdade, ninguém tem maior amor do que Deus tem por você e por mim. E o fato mais incrível de tudo isso é que Ele nos ama e nós nem merecemos esse amor, mas o Senhor, pela sua infinita bondade e misericórdia, te ama e me ama e sempre nos amará. Por isso, nunca estamos sós, “Ele está em seu meio, poderoso para salvar” (Sofonias 3:17). 

 

Deus ousou nos amar sem que tivéssemos qualquer mérito para recebê-lo. Deus não levou em conta os nossos erros do passado. O seu amor é tão imenso, tão profundo que não temos palavras em nosso vocabulário para expressar a dimensão do amor de Deus. O amor que supera todas as coisas que porventura tenhamos feito na vida. Simplesmente, “porque Deus tanto amou o mundo (humanidade) que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3:16).  

 

Logo, não existe nada neste mundo que se compare ao amor de Deus. Ele é único e capaz de transformar vidas. Ele é poderoso para salvar. “As muitas águas não poderiam apagar o amor, nem os rios, afogá-lo” (Cantares 8:7). Creia, o amor de Deus por nós é exatamente como afirma o Apóstolo Paulo: “Todavia, Deus, que é rico em misericórdia, pelo grande amor com que nos amou, deu-nos vida com Cristo, quando ainda estávamos mortos em transgressões — pela graça vocês são salvos. Deus nos ressuscitou com Cristo e com ele nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus, para mostrar, nas eras que hão de vir, a incomparável riqueza de Sua graça, demonstrada em sua bondade para conosco em Cristo Jesus” (Efésios 2:4-7).

 

Saiba que o amor de Deus é incomparável, incondicional, um amor tão imenso ao ponto de sacrificar-se por nós. É esse amor que Jesus expressa e que foi revelado na cruz do calvário, tomando sobre Ele as nossas culpas para que, através do seu amor sacrificial nós fôssemos transformados à sua imagem e semelhança. 

 

Esteja certo de que você é amado por Deus. Por isso, sinta-se amado, seja renovado e encorajado neste amor, pois o amor de Deus lança fora todo o medo. Daí a razão de sermos mais do que vencedores, quando temos a consciência de que Deus, o Criador, o Todo Poderoso, nos ama e zela por cada um de nós. “Ele se regozijará em você; com o seu amor a renovará, ele se regozijará em você com brados de alegria” (Sofonias 3:17).

 

Diante do exposto, como você tem se sentido diante de Deus? Rejeitado, revoltado ou amado por Deus? Lembre-se que a revolta é uma resposta à falta de amor. Então, te convido a viver o verdadeiro amor, de sentir o amor genuíno que vem de Deus, um amor eterno e fiel por toda sua vida. Um amor que independe da maneira que vivo ou de como me encontro neste momento, pois a motivação de Deus para nos amar não estar em nós, mas em quem Deus é. Na verdade, Deus é a essência de amor. “Eu a amei com amor eterno; com amor leal a atraí” (Jeremias 31:3). Que declaração consoladora!

 

Sinta-se amado por Deus, seja atraído por Ele, porque não há Deus como nosso Deus, nem amor mais perfeito e leal do que o amor Dele. Que amor é esse? 

·      O amor que originou o plano da salvação – sem esse amor, Jesus nunca teria morrido na cruz para nos resgatar do poder do pecado e da morte. “Nisto consiste o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou e enviou seu Filho como propiciação pelos nossos pecados” (1 João 4:10).

·      O amor que tem poder de transformar qualquer situação – todo aquele que é nascido de Deus foi gerado no amor que transforma a vida e nos faz novas criaturas. “Aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Quem não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor” (1 João 4:7-8).

·      O amor que recebemos e que não merecemos – é a graça de Deus que nos alcança todos os dias. “Todavia, Deus, que é rico em misericórdia, pelo grande amor com que nos amou, deu-nos vida com Cristo quando ainda estávamos mortos em transgressões – pela graça vocês são salvos” (Efésios 2:4-5).

·      O amor que dura para sempre - o amor de Deus é infinito e imensurável. “O seu amor dura para sempre” (Salmos 136:1).

·      O amor rico e fiel - não há maior riqueza do que se sentir amado por Deus. “Mas tu, Senhor, és Deus compassivo e misericordioso, muito paciente, rico em amor e em fidelidade” (Salmos 86:15). Aleluia! 

·      O amor que é melhor do que a vida – não existe nada neste mundo que tenha maior valor do que receber o amor de Deus e viver esse amor como Jesus Cristo viveu. “O teu amor é melhor do que a vida! Por isso os meus lábios te exaltarão” (Salmos 63:3). 

 

Por fim, que amor é esse? É o amor de um Deus que está presente em nossa vida todos os dias e nós muitas vezes nem percebemos o quanto Ele tem feito para nos proteger, nos guardar do mal, nos livrar de tantas coisas que poderiam nos prejudicar. O seu amor zeloso está em nosso meio com sua mão poderosa para nos salvar, renovar e nos dar paz e esperança.

 

Quero convidar você a repetir comigo: Deus me ama! Deus me ama! Deus me ama! Que nunca falte a presença de Deus na sua vida.

 

Lembre-se: Deus é bom; seu amor dura para sempre.



3 comentários:

Unknown disse...

"Que amor é esse que do nada nos criou. Soprou em mim o Espírito e assim me fez viver...que amor é esse que morreu pra nos salvar...a quem Nele apenas crer.."

Saemmy Albuquerque disse...

O infinito Amor de Deus!

Unknown disse...

Deus fonte de amor inesgotável. Fazei o nosso coração semelhante ao vosso. Amém.