domingo, 1 de agosto de 2021

As misericórdias se renovam

 


Está escrito:

“...as suas misericórdias são inesgotáveis. Renovam-se cada manhã” Lamentações 3:22-23

 

Essa passagem bíblica enche meu coração de esperança e segurança, por saber que temos um Deus misericordioso, amoroso, cuidadoso e que se importa conosco. Deus em sua soberania e poder não tem obrigação nenhuma por nós que, em geral, somos desobedientes e temos um comportamento que não agrada a Deus. No entanto, não são os nossos méritos ou qualquer coisa boa que possamos fazer que vai chamar a atenção de Deus, mas é por causa da sua misericórdia que não somos consumidos, exterminados ou destruídos, simplesmente, porque as suas misericórdias não têm fim, renovam-se a cada manhã (Lamentações 3:22).

 

Que alegria saber que a cada manhã surge o sol e temos uma nova chance, um novo sopro de vida, uma nova esperança de fazer melhor, de conquistar nossos sonhos e viver para Glória de Deus. É mais uma oportunidade que Deus nos dar a cada manhã para sermos felizes porque temos um Pai celestial que tem compaixão pelas pessoas, tal como está descrito no Novo Testamento, através de Jesus Cristo em vários momentos do seu ministério (Lucas 7:13; Marcos 8:2; Mateus 20:34; Marcos 1:41 e outros).

 

Mas, o que vem a ser misericórdia? Misericórdia tem a ver com compaixão e através do simples ato de bondade, Deus demonstra amor por nós, apesar de não merecermos, por causa da nossa natureza que é má em si mesma. Deus vê a nossa situação, sabe que somos pó, frágeis e desobedientes, mesmo assim, sente misericórdia. Ele poderia nos abandonar em nosso mundo pervertido e aplicar sua justiça sobre a toda humanidade, mas diante de tudo isso, Deus tanto amou o mundo(homem) que deu seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha vida eterna (João 3:16).

 

Deus é um Deus presente na vida de seus filhos. Ele não é cruel, nem perseguidor que gosta do castigo e do sofrimento humano. Deus é misericordioso, justo e se preocupa com cada pessoa e quer nos ajudar em nosso sofrimento. Deus nos ama e seu amor é cheio de misericórdia. Então, por que as misericórdias do Senhor se renovam a cada manhã?

1.     Porque grande é a sua fidelidade – uma das razões de Deus ser cheio de misericórdia é o fato dele ser fiel e conhecedor de tudo que nos envolve, nosso passado, presente e futuro. Ele sabe o que está em nosso íntimo, a nossa maldade, nossos pecados, sentimentos mesquinhos, entre outros. Mas, Ele conhece nossas lutas, sofrimentos, choros escondidos e toda nossa história, por isso Ele entende a razão das nossas atitudes. Saiba, pois, que o Senhor, teu Deus, é Deus, o Deus fiel, que guarda a aliança e a misericórdia até mil gerações aos que o amam e cumprem os seus mandamentos (Deuteronômios 7:9). 

2.     Porque o Senhor é bom – sim, Deus é bom e a sua bondade é perfeita, de forma que Ele nos escolheu para amar. “O Senhor é bom para com aqueles cuja esperança está nele, para com aqueles que o buscam” (Lamentações 3:25). Fico impressionado com a forma como Deus cuida da nossa vida, Ele revela tanta bondade e compaixão que chega a me constranger e me emocionar, por saber que eu não mereço receber tanto amor e compaixão, mas Deus escolheu me amar e devo reverter esse amor em obediência a Ele e aos atos de misericórdia para com o próximo. De graça recebemos amor e de graça devemos retribuir, isso reflete o amor de Deus.

3.     Porque grande é o seu amor infalível – a cada manhã o amor de Deus se manifesta em nossa vida. Isso nos ensina que Deus continua agindo para transforma nosso caráter, o nosso coração para que sejamos semelhantes a Jesus Cristo. O grande amor infalível de Deus é a expressão de sua bênção revelada na misericórdia. “Mas tu, Senhor Deus, age por mim, por amor do teu nome; livra-me, porque é grande a tua misericórdia” (Salmos 109:21).

4.     Porque suas misericórdias são inesgotáveis – é tremendo saber que a cada novo dia, o sol nasce no horizonte e nós olhamos para os céus e sentimos a esperança de um novo dia que surge lentamente, dando continuidade a vida, assim é também as misericórdias do Senhor que se renovam indefinidamente, inesgotavelmente a cada nascer do sol. É a constância do amor imutável de Deus. Isso não é maravilhoso? “Cantarei para sempre as tuas misericórdias, ó Senhor; os meus lábios proclamarão a todas as gerações a tua fidelidade” (Salmos 89:1).

 

Sabemos que o “salário do pecado é a morte”, mas a misericórdia do Senhor nos deu oportunidade de sermos redimidos e recebermos a vida eterna. O amor de Deus é a maior força que existe no universo. Ele é incomparável, ilimitado e infalível. O amor de Deus tem poder para transformar qualquer pessoa. Foi esse amor que originou o plano da salvação revelada em Jesus Cristo. “Pois estou convencido de que nem morte nem vida, nem anjos nem demônios, nem o presente nem o futuro, nem quaisquer poderes, nem altura nem profundidade, nem qualquer outra coisa na criação será capaz de nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus, nosso Senhor” (Romanos 8:38-39). Aleluia! 

 

Assim sendo, as misericórdias do Senhor sempre se renovarão no novo dia até que Ele venha outra vez. Portanto, abra seu coração para ouvir e obedecer a Deus e desfrutar de bênção sem medida. Tenha fé em Deus. Confie no Senhor e entregue sua vida ao Senhor Deus de misericórdia sem fim.

 

Lembre-se: Deus é bom; seu amor dura para sempre.