sexta-feira, 17 de outubro de 2008

A atitude de Zaqueu

No Evangelho segundo Lucas 19:1-10, há uma passagem extraordinária que trata de um publicano chamado Zaqueu. O que me chama a atenção nesse texto é o fato de que Zaqueu era um homem que tinha uma posição social relevante, era funcionário público do governo romano, no cargo de cobrador de imposto.
Era um homem rico, naturalmente, uma riqueza de origem duvidosa, mas ele tinha tudo que o homem natural precisa, dinheiro e posição social. No entanto, Zaqueu ouvira falar de Jesus e se empenhou pessoalmente para ter um encontro com Jesus. Na verdade, Zaqueu tinha tudo que precisava, todavia não tinha a salvação da sua alma. "O que adianta ganhar o mundo inteiro e perder sua alma?" Disse Jesus.
Então, Zaqueu tomou uma atitude, ele precisava ver Jesus para ter sua vida transformada. Por ser de pequena estatura, ele fez algo que chamou a atenção de Jesus, subiu numa árvore enquanto Jesus passava no meio da multidão.
Para surpresa de Zaqueu, Jesus o chamou pelo seu nome, sem conhecê-lo pessoalmente, e se ofereceu para ser hóspede em sua casa. A Graça de Deus alcança o cobrador de impostos e Jesus o trata como filho. Estar com Jesus a cada dia é algo imprescindível, é uma questão vital, pois sem Ele nada podemos fazer, nada que tenha valor eterno.
Nesse fato bíblico, qual é a maior virtude de Zaqueu? Em primeiro lugar, desejou ver Jesus e aí tomou uma atitude. Subiu numa árvore, a fim de vencer seu maior obstáculo. Segundo lugar, desejou ser salvo e também tomou uma atitude, arrependeu-se e corrigiu seus erros.
Será que a sua situação é semelhante ao de Zaqueu? Talvez você esteja solitário interiormente, anda abatido e triste, não tem amigos de verdade, sente-se rejeitado pelas pessoas que lhe cerca e não se sente amado. Se é essa a sua situação, então, tome a atitude de Zaqueu: vá ao encontro de Jesus. Tenha o desejo ardente de encontrá-lo. 
Possivelmente, Zaqueu não tinha amigos, não tinha esperança, mas mesmo assim, ele fez a melhor coisa que poderia ter feito: ele desejou ver Jesus!
Precisamos ter a mesma atitude de Zaqueu, chamar a atenção de Deus para nossas vidas através das nossas atitudes de fé e conduta cristã. Precisamos de Deus para vivermos uma vida plena e vitoriosa.

Nenhum comentário: