domingo, 19 de outubro de 2008

O homem está perdendo a capacidade de amar

Os brasileiros assistiram perplexos o caso do sequestro e cárcere de duas adolescentes no interior de São Paulo. Esse fato é mais um dos inúmeros casos de violência que são vítimas pessoas de qualquer faixa étaria.
O que leva um indivíduo a cometer um ato tão brutal, agressivo ou violento contra outra pessoa? Assassinatos, estrupos, drogas, assaltos, sequestros e tantos outros atos nocivos a sociedade estão constantemente nas páginas policiais dos jornais. O que está acontecendo com a humanidade? Será que estamos perdendo a capacidade de amar? Será que não há mais temor a Deus e a justiça dos homens?
A Bíblia nos ensina que nos últimos dias, o amor de muitos esfriará(Mt14:12). A principal característica do homem é a sua capacidade de amar, pensar e decidir. O amor é uma virtude exclusiva do homem, herança do seu criador, porque Deus é amor e nós fomos criados a sua imagem e semelhança. As demais espécies não possuem esse atributo.
Mas, como explicar todos esses fenômenos de violência? Será a falta de amor? Não podemos ser simplista para dar uma resposta ao problema, certamente que o desamor e a falta de temor são fatores que devem ser considerados. Todavia, outros fatores sociais e comportamentais devem ser considerados.
No entanto, consideramos que vivemos tempos difíceis e, provavelmente, coisas estúpidas e violência selvagem ainda veremos, tão somente por que a sociedade distanciou-se de Deus e se aproximou do materialismo, das facilidades e da impunidade. Onde está o amor? Onde está a fé?

Nenhum comentário: