domingo, 5 de outubro de 2008

Servo vigilante

No livro de Lucas cap. 12 versículos de 35 a 40 há duas recomendações feitas neste texto: estar pronto e vigilante. O que Jesus queria enfatizar quando mencionou essa parábola? Podemos destacar dois aspectos:
  1. Estejam preparados para servir - devemos estar dispostos para o ministério do servir. Mas, servir a quem? a Deus, em primeiro lugar e ao próximo, ou seja, as pessoas que  nos rodeiam. Esse serviço deve implica estar vestido com a armadura de Deus, qual seja, a verdade, a justiça, no conhecimento do evangelho e na fé. É importante lembrar que o Espírito Santo que habita em nós, é a verdade e a nossa justiça.
  2. Ser vigilante - " conservem acesas as vossas candeias" - somos luz, portanto, devemos brilhar, ou seja, devemos refletir a luz de Cristo diante dos homens, através do nosso testemunho de vida cristã. Para isso, é preciso estar cheio do Espírito Santo simbolizado na Bíblia como azeite e fogo. Como azeite Ele é símbolo de unção, que significa, capacitar, separar e tomar posse. A unção faz a diferença na vida cristão. O fogo representa a purificação, a limpeza e o aquecimento.  No caso da candeia, ela funcionava com azeite e produzia luz que servia para iluminar o caminho na hora do cortejo nupcial. 
Portanto, precisamos ser candeia, ou seja, luz que recebe fogo do Espírito Santo para arder em nós continuamente e nunca apagar em nossas vidas. 

Nenhum comentário: