sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

Um mundo de problemas e 2009?

Passou-se o natal, ano novo se aproxima. O que se espera para 2009? As circunstâncias desse momento apontam para dias difíceis: guerras, falta de perspectivas para muitos, desemprego, fome, violência, corrupção, poder do narcotráfico, ausência cada vez maior de valores na sociedade. Parece uma expectativa muito pessimista para o ano novo, no entanto, ressalto que convivemos no dia-a-dia com todas essas tragédias adicionadas ao desequilíbrio da natureza reforçada pelas secas, enchentes e outras calamidades de grande proporção.
Então, surge entre os céticos, a seguinte pergunta: se Deus existe por que há tanto mal no mundo?Por que há tantas coisas ruins, tanto caos e perversidade?  No mundo há coisas boas e coisas más, sempre foi assim. Entra ano, sai ano e renovamos as esperanças, mas não devemos nos iludir com frases banais e desejos de feliz ano novo, por que essa realidade sem a presença de Deus não muda. Todavia, Deus está no controle de todas as coisas, Ele está presente no sofrimento humano para reverter o mal em bem. Não importa tentar explicar o mal que aflige a humanidade, mas é preciso ter a consciência de que a cruz de Cristo já estabeleceu um limite nesta espiral do mal, ou seja, acreditar que o mundo é mal e não tem jeito logo, não adianta crer em Deus. Naturalmente, quanto mais a humanidade despreza Deus, os anos vindouros continuarão sendo maus e o mundo fica pior.
Todavia, esse cenário pode ser transformado quando homens e mulheres abrem seus corações a Deus e passam a ter uma vida na unção do Espírito Santo, com santidade e a serviço do reino de Deus, através da prática do amor, da bondade, da sabedoria e misericórdia, exercendo sua vocação nas obras da justiça. 
Portanto, aqueles que resistem ao mal praticando o bem são os vencedores dessa batalha contra os problemas do mundo mal. Que venha 2009, estamos preparados para enfrentarmos o desafio de fazermos o mundo melhor com a Graça de Deus.  

Nenhum comentário: