sábado, 5 de julho de 2008

Liderança - Parte 3

Um dos atributos do líder que considero fundamental é o princípio de justiça. O líder deve ser justo em todo seu proceder perante os liderados e superiores. Esse princípio se caracteriza, de maneira simples, por tratar as pessoas com respeito e igualdade.
A tradicional expressão "todos são iguais perante a lei" deve ser o fundamento do relacionamento líder - liderado. O espírito de justiça permite o equilíbrio nas relações e fortalece a união do corpo social. Portanto, o líder deve buscar a igualdade entre os liderados quanto ao tratamento, aos direitos e deveres, aos benefícios e as sanções.
A prática da justiça garante a confiança e a lealdade das pessoas ao líder, por outro lado a injustiça gera descontentamento e conflitos que vão provocando uma erosão social progressiva e as vezes irremediável. Como ter uma atitude justa diante dos liderados? Seguindo os preceitos legais instituídos pela organização e os princípios morais e éticos que direcionam o nosso comportamento social, aliado ao nosso senso de julgamento que deve ser coerente com a nossa prática.
O princípio de justiça abomina o suborno, a corrupção e o favorecimento ilícito. O líder que tem sua liderança fundamentada na justiça cresce e faz crescer os liderados.

Nenhum comentário: