quarta-feira, 2 de julho de 2008

Liderança - parte 1

A temática que abordaremos por alguns dias será a liderança. Por que a liderança é um tema sempre atual e vem sendo discutido desde os tempos mais remotos? Na verdade, a cada dia aprendemos um pouco mais sobre o comportamento do líder.
Mas, o que é liderança? Um conceito tradicional diz que a liderança é o processo de conduzir um grupo de pessoas. É a habilidade de motivar e influenciar os liderados para que contribuam, voluntariamente, da melhor forma com os objetivos do grupo ou da organização.
Os clássicos da administração moderna apontam três tipos de liderança: a liderança autocrática, onde o líder é focado apenas nas tarefas. Este tipo de liderança também é chamado de liderança autoritária ou diretiva. O líder toma decisões individuais, desconsiderando a opinião dos liderados; a liderança democrática ou liderança participativa, este tipo de liderança é voltado para as pessoas e há participação dos liderados no processo decisório; e, a liderança liberal ou também chamada de laisser faire, que significa literalmente "deixai fazer, deixai ir, deixai passar", ou seja, deixa as coisas acontecerem para ver como vai ficar, falta compromisso e responsabilidade com os liderados e a organização.
Com essa introdução geral, vamos abordar alguns atributos que devem ter o líder: automotivação, percepção aguda do que é justiça, personalidade positiva, empatia, assume a responsabilidade, crer em seus princípios.
Liderança exige ainda paciência, disciplina, humildade, respeito e compromisso, pois a organização é um ser vivo, dotado de colaboradores dos mais diferentes tipos.
Nos próximos dias trataremos de cada atributo do líder.

Nenhum comentário: