quarta-feira, 9 de julho de 2008

Liderança - Parte 5

Entre os atributos do líder vamos comentar um pouco sobre a EMPATIA. O que significa isso? Segundo o terapeuta ocupacional Bob Hoffman, a empatia é a resposta afetiva vicária a outras pessoas, ou seja, uma resposta afetiva apropriada à situação de outra pessoa e não à própria situação.
A empatia é muito importante nos relacionamentos, assim como o papel fundamental do líder é criar e preservar relacionamentos, a empatia torna-se indispensável. O líder empático tem a sensibilidade de se colocar no lugar do liderado e saber a forma correta de agir perante as circunstâncias. Infelizmente, a maioria das pessoas ou desconhecem o valor deste sentimento ou se já conhecem, não o coloca em prática. Por essa razão são pessoas que não olham nos olhos, que não sorriem ao verem um conhecido, que não dão um aperto de mão firme, que não sabem ouvir, que não respondem a uma mensagem ou ligação e não se preocupa com o outro.
Assim, o líder deve ser simpático e, principalmente, empático. Uma coisa puxa a outra. Eis alguns princípios recomendados ao líder e a todos que querem ampliar e manter relacionamentos:
  • Procure praticar o altruísmo, ou seja, tenha amor ao próximo. Mandamento de Jesus Cristo.
  • Cuide dos seus amigos como se fossem de sua família.
  • Aumente sua rede de contatos, conquiste amizades e lembre-se das antigas amizades.
  • Quando receber um convite e não puder ir, avise com antecedência.
  • Quando receber um telefonema e não puder atender, retorne posteriormente.
  • Quando receber um e-mail, responda.
  • Quando prometer algo, cumpra.
  • Quando alguém fizer um trabalho que lhe agrada, parabenize. Faça um elogio sincero.
  • Quando alguém fizer algo por você, agradeça.
  • Quando encontrar um amigo dê um sorriso, um abraço ou um simples aperto de mão.
  • Dê atenção as pessoas. Um pouco de atenção faz toda a diferença nos relacionamentos.
Seja um líder de você mesmo e de outros construindo relacionamentos consistentes, praticando a empatia e tenha sucesso.

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