domingo, 2 de maio de 2021

Deus conhece



Está escrito:

“Senhor, tu me sondas e me conheces”. Salmo 139:1

 

Dos 150 Salmos da Bíblia, um dos meus favoritos é o Salmo 139, porque esse salmo reflete acerca de quem é Deus e expõe a grandiosidade dEle e a nossa pequenez. Mas, não vamos meditar nos 24 versículos do salmo. Destacaremos apenas o verso de abertura do salmo: “Senhor, tu me sondas e me conheces”. 

 

O que o texto quer dizer com “me sondas”? Quando vou iniciar um conteúdo com os meus alunos, antes eu faço uma sondagem para saber se eles têm algum conhecimento prévio daquilo que vou ministrar. Assim, “sondar” nos transmite a ideia de “examinar”, “pesquisar”, “averiguar”, entre outros. Então, o salmista expressa no versículo 1 do Salmo 139 que Deus é soberano para nos sondar e nos conhecer, mesmo contra minha vontade.

 

Aliás, Deus sabe tudo sobre nós. Lembra daquilo que você fez e que ninguém viu, Deus viu. Sabe aquele segredo que você guarda a tanto tempo e nunca foi revelado nem para a pessoa que você mais confia, Deus sabe. Ele conhece cada momento do seu cotidiano. Se a nossa mente é capaz de processar cerca de dez mil pensamentos por dia e que muitos deles ocorrem de uma forma que nós nem percebemos conscientemente, Deus conhece nossos pensamentos. Por isto, o salmista diz que “antes mesmo que a palavra me chegue à língua, tu já a conheces inteiramente, Senhor” (Salmo 139:4).

 

Isso é tremendo! Os atributos exclusivos de Deus, sendo onisciente e onipresente, fazem com que Ele saiba de tudo que eu faço, digo e penso. Já parou para imaginar uma situação dessa? Isso para você é confortante ou assustador? Você se sente seguro em tomar conhecimento desse fato na sua vida? Deus tem conhecimento detalhado da sua vida, de cada célula do seu corpo desde antes do seu nascimento. 

 

Então, o que fazer diante dessa revelação? Ter a consciência de que Deus nos sonda e nos conhece deve encher nosso coração de esperança, coragem e fé, porque podemos ter a plena convicção de que Ele não nos desamparará e que não há escuridão tão grande que a luz de Deus não possa brilhar. Eu e você não somos um acidente neste mundo. Nós não somos parte de uma multidão que não conhece a Deus, mas somos uma criação maravilhosa de um Deus todo-poderoso que se importa por nós e nos ama tanto ao ponto de nos revela Jesus Cristo. Não esqueça que você é uma pessoa eleita por Ele antes que o mundo existisse. Deus está com você, sondando, dando cobertura por trás e pela frente e põe a mão sobre você, logo não existe lugar algum onde você esteja que Ele não possa estar. Deus te ama incondicionalmente, ou seja, do jeito que você está e nada pode separar esse amor.

 

A presença de Deus não é um sentimento ou uma impressão, mas uma realidade imutável. Por isso, Deus conhece:

·      Seus pensamentos – essa é uma característica eminentemente humana. “Penso, logo existo”, disse o filósofo francês René Descartes. Mas, o salmista diz: “O Senhor conhece os pensamentos do homem, e sabe como são fúteis” (Salmo 94:11). O pecado que está em nós tornou nossos pensamentos fúteis, inúteis, nulos, vazios diante da santidade de Deus. 

·      Seus caminhos – a metáfora dos caminhos é usada para indicar as várias facetas da vida humana, ou seja, qual é a minha escolha de vida, os planos que decidi executar para seguir o meu destino. A vida que escolhi viver independente da vontade de Deus. No entanto, o Senhor vê os caminhos do homem e examina todos os seus passos (Provérbios 5:21). Eu tenho a liberdade de escolher o caminho a seguir, mas “teus caminhos, ó Deus, são santos” (Salmo 77:13).

·      Suas palavras – a palavra é a manifestação oral ou escrita da linguagem humana. O nosso cérebro processa um pensamento e transmite, através da linguagem, as palavras que expressam uma ideia ou algo compreensível. Por isso, precisamos ter cuidado com o uso das palavras, “pois por suas palavras vocês serão absolvidos, e por suas palavras serão condenados” (Mateus 12:37). 

·      Seu coração – o termo “coração” usada na Bíblia tem vários significados e depende do contexto. Mas, neste caso, me refiro ao coração como sendo o “Eu”, o “centro de controle” do qual todas as minhas decisões são tomadas. Em outras palavras, é o lugar onde estar as minhas vontades, atitudes e intenções. Deus os conhecem. Por isso, em Provérbios diz: “Em seu coração o homem planeja o seu caminho, mas o SENHOR determina os seus passos” (16:9). Diante dessa constatação, “acima de tudo, guarde o seu coração, pois dele depende toda a sua vida” (Provérbios 4:23).

 

Por fim, será que agora eu posso me sentir confortável em saber que Deus me sonda e me conhece mais do que eu mesmo? A resposta a essa pergunta só será afirmativa se tão somente eu tiver a consciência tranquila dos meus atos e a certeza de que tenho o amor de Deus e que Ele estará sempre comigo no presente e na vida eterna. 

 

Lembre-se: Deus é bom; seu amor dura para sempre

4 comentários:

Nilzete Alencar disse...

As lágrimas desceram dos meus olhos ao lembrar que esse Senhor me alcançou através desse salmo.Deus é nosso pai amoroso que apesar de nossas falhas, nos ama!!! Oh glória!!!

Sérgio Santos disse...

🙏

Cleide Rejane Damaso de Araújo disse...

Prezado irmão Sérgio
O salmo 139 é um dos meus preferidos, pois fala dos atributos do Senhor, onde a onipresença fica bem evidente.
Muitos quando se sentem inseguros, frustrados diante dos problemas se escondem no reviver do passado, em fantasias de prosperidade ou de quaisquer outros prazeres da vida. Mas entre todas as fugas, a mais impossível é aquela que levou Davi as se perguntar: "para onde fugirei da Tua face? Se subir ao Céu, Tu estás; se fizer no Seol a minha cama, eis que Tu ali estás também...nem ainda as trevas me escondem de Ti " Sl.139:7,8 e 11. Admitamos também a impossíbilidade de ocultar-nos do Senhor. Ele está sempre presente em nossa vida e isso é muito bom! Aleluia!

Sérgio Santos disse...

Glória a Deus!