domingo, 23 de maio de 2021

Homem ou mulher de Deus


 

Está escrito:

“Para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra.” 2Timóteo 3:17

 

Quero refletir um pouco com você sobre a expressão “homem de Deus”. Quando a Bíblia usa essa expressão está se referindo a alguém que possui intimidade com Deus, obviamente é preciso entender o contexto que se refere. No entanto, quando penso nessa expressão a vejo como sendo qualquer pessoa, homem ou mulher, que vive piedosamente em Cristo Jesus. 

 

Nesse sentido, como podemos aprender e nos qualificar na condição de ser homem ou mulher de Deus? A resposta está na Bíblia. Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para repreensão, para correção e para instrução na justiça (2 Timóteo 2:16). Se alguém deseja ser “homem ou mulher de Deus”, é importante que busque nas escrituras o conhecimento que o torne apto e plenamente preparado para toda boa obra. 

 

Mas, que “toda boa obra” é esta? Seria quem sabe, pregar o Evangelho no púlpito ou fazer milagres, fazer caridades, visitar os enfermos ou os encarcerados ou qualquer outra coisa dessa natureza? Tais obras são boas. Contudo, a boa obra é aquela que glorifica a Deus, através da nossa vida. Assim, quer vocês comam, quer bebam, quer façam qualquer outra coisa façam tudo para a glória de Deus (1 Coríntios 10:31).

 

Assim, o homem ou mulher de Deus não é uma pessoa perfeita ou madura espiritualmente, mas alguém que precisa buscar mais as Escrituras e conhecer a Deus que são fontes inesgotáveis de conhecimento, sabedoria e riqueza. Daí a razão de que a Escritura nos torna apto a ser corrigido, ensinado, repreendido e moldado a semelhança de Cristo. É quase impossível no presente século alguém viver a plenitude do conhecimento de Cristo e a maturidade espiritual ao ponto de achar que já sabe de tudo, porque quando a pessoa para de aprender de Deus, ela deixa de se enquadrar na categoria “homem ou mulher de Deus”. 

 

Então, qual é o perfil do(a) homem ou mulher de Deus? Podemos delinear algumas características:

 

·      Ele(a) tem sede de conhecer a Deus – essa é uma característica básica, ele(a) busca aprender de Deus através das Escrituras, porque sabe que a Bíblia é inspirada por Deus e útil para ensinar, repreender, corrigir e instruir na justiça. Daí, o salmista afirmar: “A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo. Quando poderei entrar para apresentar-me a Deus?” (Salmos 42:2). 

·      Ele(a) é submisso a Deus - o homem ou mulher de Deus se submete a vontade de Deus, pois sabe o que é experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus (Romanos 12:2).

·      Ele(a) age com integridade – o homem ou mulher de Deus é uma pessoa que age com integridade de caráter, por isso necessita do poder do Espírito Santo para não se corromper diante de uma humanidade corrupta e pecaminosa. Razão pela qual o salmista diz: “Senhor, trata com bondade os que fazem o bem, os que têm coração íntegro” (Salmos 125:4).

·      Ele(a) é alguém ensinável, fácil de ser tratado e humilde para nunca deixar de aprender – o aprendizado deve fazer parte da vida de qualquer cristão, homem ou mulher de Deus. O apóstolo Paula aprendeu, até mesmo Jesus Cristo, conforme relatado no livro de Hebreus (Embora sendo Filho, ele aprendeu a obedecer por meio daquilo que sofreu; e, uma vez aperfeiçoado, tornou-se a fonte da salvação eterna para todos os que lhe obedecem) (Hebreus 5:8-9).

 

Por fim, podemos inferir que todos nós somos chamados para sermos homens ou mulheres de Deus. Isso significa que somos seguidores de Deus e por isso temos a responsabilidade e o compromisso de conhecê-lo e obedecer aos seus ensinamentos, além de amarmos a sua palavra. Logo, qualquer cristão que vive de maneira correta, rejeitando o pecado e fazendo a boa obra, com a ajuda do Espírito Santo de Deus que nos ensina e nos enche do seu amor, se torna homem ou mulher de Deus. 

Você precisa ser homem ou mulher de Deus. O Senhor o criou para isso! Ele tem propósitos em sua vida. Então, você, homem ou mulher de Deus, “busque a justiça, a piedade, a fé, o amor, a perseverança e a mansidão” (1 Timóteo 6:11).

 

Lembre-se: Deus é bom; seu amor dura para sempre

Um comentário:

Saemmy Albuquerque disse...

Glória a Deus.
Muitas vezes em nossa caminhada, temos quiser provados para sermos aprovados diante de Deus.