domingo, 16 de maio de 2021

Quem é Jesus

 


Está escrito:

“Quem o povo diz que eu sou?” Marcos 8:27

 

A pergunta sobre quem é Jesus parece que continua presente em nossos dias. Mas, no contexto que ela se apresenta, parte de uma iniciativa de Jesus. Ele questionou os seus discípulos, em outras palavras, o seguinte: o que as pessoas dizem por aí que eu sou? É importante destacar que Jesus não era uma pessoa anônima, ele entra na cena pública como uma pessoa fora do comum, porque até chegar naquele momento da pergunta, Jesus havia expulsado espírito imundo (Lucas 4:31-37), tinha mostrado poder sobre os demônios e as doenças (Mateus 8:14-17), curado um leproso (Lucas 5:12-16), curado um paralítico (Marcos 2:1-12), curado um endemoninhado (Lucas 8:26-39), acalmado uma tempestade (Mateus 8:23-27), ressuscitado a filha de Jairo (Marcos 5:21-43), multiplicado pães (João 6:1-15), andado sobre as águas (Mateus 14:22-36) e curado um surdo e gago (Marcos 7:31-36).

 

Então, como alguém pode ser desconhecido depois de fazer tantas proezas, sinais e milagres? Isso é surpreendente! Como naquela época não existiam os institutos de pesquisa,  Jesus foi perguntar aos seus discípulos: “Quem o povo diz que eu sou?” A resposta foi mais surpreendente ainda. Eles responderam: “Alguns dizem que és João Batista; outros, Elias; e, ainda outros, um dos profetas” (Marcos 8:28). Em outras palavras, o povo não sabe de nada a respeito de Jesus. 

 

As pessoas que viram, observaram, conviveram e alguns acompanharam a passagem de Jesus, não sabiam quem era Jesus. Será que hoje as pessoas sabem que é Jesus? Quem é Jesus para você? O Evangelho de Jesus Cristo, segundo a narrativa de Marcos nos diz quem é Jesus no primeiro versículo do primeiro capítulo: “o Filho de Deus”. Aqui nós temos a identidade de Jesus, que responde ao “quem é este?”. 

 

O curioso é que fatos narrados pelos os Evangelhos e testemunhado pelas pessoas que presenciaram tais acontecimentos confirmam a afirmação de que Jesus é o Filho de Deus, se não vejamos:

·      “Tu és meu filho amado, em ti me comprazo” Marcos 1:11. Isto aconteceu quando Jesus saiu da água, durante seu batismo.

·      “Bem sei quem és: o Santo de Deus!” Marcos 1:24. Essa passagem é interessante, porque Jesus havia expulsado um espírito imundo e esse ser espiritual do mal sabia quem era Jesus.

·      “Tu és o Filho de Deus!” Marcos 3:11. Outro espírito imundo expulso por Jesus na presença de uma multidão. 

 

Percebe que a identidade de Jesus era revelada durante os milagres realizados por ele diante de testemunhas e isso causava admiração em muitos, mas eles não sabiam direito definir quem ele era. Quem é Jesus para você? Para Pedro, respondendo à pergunta de Jesus: “Quem vocês dizem que eu sou? Pedro disse: “Tu és o Cristo” (Marcos 8: 29). Ou seja, tu és o Messias ou Ungido. 

 

A resposta de Pedro está correta? Jesus não disse que sim, nem que não. Mas, cremos que esteja certa. Porém, os discípulos não compreendiam o significado das palavras de Jesus, de forma que Jesus tenta revelar sua identidade, através de analogias:

·      Eu sou o pão da vida – João 6:35

·      Eu sou a luz do mundo – João 8:12

·      Eu sou a porta das ovelhas – João 10:7

·      Eu sou o bom pastor – João 10:11

·      Eu sou a ressurreição e a vida – João 11:25

·      Eu sou o caminho, a verdade e a vida – João 14:6

·      Eu sou a videira verdadeira – João 15:1

 

Pode-se observar que as expressões sempre começam com “Eu sou” e elas são citadas sete vezes no Evangelho narrado por João, isso não é por acaso, porque Deus se apresentou a Moisés como “Eu sou o que Sou” Êxodo 3:14. Deus se identifica como “Eu sou”, logo Jesus se revela como Filho de Deus diante os homens da sua época, no entanto, eles não entenderam a mensagem salvadora do Messias.

 

As pessoas da sua época esperavam um Messias nacionalista, vitorioso que reinasse materialmente, mas isso não era o seu propósito. A glória e a conquista de Cristo se dão no caminho da cruz: Jesus, o Filho do Homem crucificado e Filho de Deus ressuscitado. Quem é Jesus? Para responder a essa pergunta é necessário conhecê-lo, através dos Evangelhos e reconhecer nele o Messias, o enviado de Deus, e aceitar o projeto de Deus que a nós nos foi revelado, através de Jesus Cristo e se entregar totalmente nesta graça que nos alcançou para nossa redenção.

 

Lembre-se: Deus é bom; seu amor dura para sempre  

Nenhum comentário: