domingo, 9 de maio de 2021

O legado de ser mãe

 


Está escrito:

“Contudo, tu mesmo me tiraste do ventre; deste-me segurança junto ao seio de minha mãe.” Salmos 22:9

 

Toda vez que leio este versículo do Salmo 22 fico impressionado como Deus nos ama e cuida de nós desde que fomos gerados. O amor de Deus por nós teve início na concepção. É maravilhoso saber que somos amados por um Deus que por sua graça nos acolheu como filhos e nos entregou a nossa mãe para cuidar e educar nos princípios e valores cristãos.

 

Deus delegou a mãe a missão de cuidar dos filhos e para isso lhe concedeu graciosamente um amor que só quem é mãe possui. Difícil é descrever o amor de mãe, ela tem uma percepção ou sensibilidade que conhece o que se passa aparentemente com seu filho. Isso é surpreendente, basta um olhar ou gesto, a maneira do filho falar, a mãe sente que algo estar errado. O cordão que foi cortado durante o nascimento que separou fisicamente mãe e filho parecem que na dimensão emocional-afetiva nunca foi rompido.  

 

A mãe conhece seu filho, porém Deus o conhece no íntimo. “Tu criaste o íntimo do meu ser e me teceste no ventre de minha mãe” (Salmo 139:13). A mãe é um instrumento biológico e afetivo que Deus nos proporcionou para nascermos com um propósito. Por essa razão, a Bíblia nos ensina que devemos honrar pai e mãe (Êxodo 20:12) e Deus é tão gracioso que este é o primeiro mandamento com promessa (Efésios 6:2).

 

Como alguém pode deixar de reconhecer a importância de uma mãe em sua vida? Qualquer que seja a mãe, biológica ou adotiva, ela recebe de Deus uma missão - cuidar do filho. Diante da nossa fragilidade ao nascermos provavelmente não sobreviveríamos se não fossem os cuidados maternos. Toda criança recém-nascida é 100% dependente da proteção da mãe, em todos os sentidos, ou seja, o legado da mãe é a perpetuação da vida ao gerar ou cuidar de um filho, amando-o cuidadosamente. Providência divina para se cumprir os propósitos de Deus na vida da mulher e dos filhos, permitir que a vida exista, que uma criatura humana cresça, desenvolva e tenha conhecimento de Deus, a fim de dar continuidade a nova geração. 

 

Mas, o legado da mãe vai além da maternidade e dos primeiros cuidados na fase inicial da infância. Os pais precisam personalizar o seu lar com valores cristãos, ensinando desde a infância sobre o amor de Deus, a fé, a ética, os hábitos e costumes que vão edificar a personalidade da criança. No livro de Provérbios 22:6 está escrito: “Instrua a criança segundo os objetivos que você tem para ele, e mesmo com o passar dos anos não se desviará deles”.

 

Obviamente que, o legado da mãe não se resume apenas na instrução, mas no seu exemplo de mulher que teme a Deus. A mãe que ora pelos filhos diariamente, de joelhos no chão buscando em Deus força, graça e sabedoria para criar e educar seus filhos nos caminhos do Senhor, de acordo com que crê e acredita nas escrituras, independentemente da pressão da mídia, da escola, de amigos ou até mesmo de alguns familiares. A mãe que teme ao Senhor permanece firme em seus valores na criação dos filhos.

 

A mãe que teme ao Senhor, fala com sabedoria e ensina os filhos com amor, de forma que eles vão crescendo entendendo suas atitudes que terão reflexos na vida deles na fase adulta. Então, o legado de ser mãe é algo que não se aprende nas escolas e nem se nasce sabendo. Ser mãe não é uma obrigação, mas uma escolha e uma grande bênção, não apenas por gerar um filho, mas de receber de Deus amor para amar, cuidar e ensinar. Isso é desafiador, no entanto, é uma grande prova de amor.

 

Lembre-se: Deus é bom; seu amor dura para sempre.

2 comentários:

Nilzete Alencar disse...

Lindo texto! Glória á Deus por isso.

Cleide Rejane Damaso de Araújo disse...

Minha mãe é a mulher de Provérbios 31:29: "Muitas mulheres são exemplares, mas 'ela' a todas supera" (paráfrase). Homenageio as mães por existirem, essa espécie de anjo aqui na Terra. São elas que fazem nosso mundo funcionar, mesmo depois que crescemos. Talvez o seu nome jamais apareça nos anais da História (embora apareça na minha história), mas seu nome está imortalizado no livro de Deus. Parabéns a todas às mães, não só hoje, mas a cada dia de nossas vidas.