domingo, 25 de abril de 2021

Que queres

Está escrito:

“Que queres que eu te faça?” Respondeu ele: Senhor, que eu torne a ver. (Lucas 18:41)

 

O contexto em que se insere este diálogo foi registrado nos evangelhos escritos por Mateus, Lucas e Marcos que narra a passagem de Jesus em Jericó e durante o percurso um mendigo cego que vivia pedindo esmolas na rua, quando ouviu a multidão passando descobriu que se tratava de Jesus de Nazaré que estava a frente do povo numa grande comitiva. Então ele se pôs a gritar: “Jesus, filho de Davi, tem misericórdia de mim!”. Jesus escutou a voz dele, parou e ordenou que o homem lhe fosse trazido a sua presença. Aí vem a pergunta: “Que queres que eu te faça?”

 

Mas, por que Jesus fez essa pergunta? A resposta do homem foi óbvia: “Senhor, eu quero ver”. Vamos refletir um pouco sobre o assunto. Para compreendermos tal expressão precisamos estar conscientes do propósito de Cristo na Terra. Jesus não veio à Terra para ser um fazedor de milagres, embora tenha feito. Também Jesus não veio para ser um curador, embora tenha realizado curas, mas tudo isso aconteceu para se cumprir as profecias a seu respeito, além disso foi importante para que as pessoas cressem que ele era o Cristo. 

 

No entanto, Jesus realizou tais obras por causa da sua misericórdia e compaixão pelo sofrimento das pessoas. Mas, tudo isso não representa o principal propósito da sua obra terrena. Jesus veio não só para nos conceder bênçãos terrenas, mas para nos trazer bênçãos eternas. Ao questionar “que queres que eu te faça?”, Jesus esperava saber daquele mendigo cego: você sabe quem Eu sou? Acredito que ele já tivesse ouvido falar dos milagres realizados por Jesus. Você sabe o que posso fazer na sua vida? Ele sabia que Jesus era filho de Davi, logo havia fé no seu clamor. 

 

Essa passagem bíblica nos ensina algumas lições fundamentais para nossa vida cristã, nas quais podemos destacar:

1.     Jesus escuta nosso clamor. No meio da gritaria da multidão Jesus ouviu o clamor do mendigo cego. Muitas são nossas dificuldades e as vezes vemos tudo menos aquele que é a saída, a solução. Vemos os problemas, as crises, as adversidades, mas assim como aquele cego, não somos capazes de enxergar ou ouvir a voz do Espírito Santo porque nos deixamos levar pelas vozes das pessoas a nossa volta. O homem cego pôs a gritar, mesmo diante da repreensão das pessoas para que se calasse. Precisamos aprender a ouvir mais as palavras de Jesus, clame a Ele em oração e não olhe a situação e sim, a solução pela fé, porque Jesus moverá montanhas para te abençoar.

2.     Jesus atende a nossa necessidade quando ela é para glória Dele. Qual era a necessidade do cego? Querer ver. Jesus quer abrir nossos olhos, Ele quer nos salvar, nos dar vida e vida em abundância. A nossa maior necessidade é de Deus em nossa vida. O mendigo recuperou a visão por causa da fé que o curou (Lucas 19: 42) e imediatamente quando percebeu que enxergava, seguia Jesus glorificando a Deus. 

 

É impressionante o agir de Deus, Ele sabe da nossa necessidade, mas deseja que nos acheguemos a Ele em oração contando-lhe o que precisamos. Assim, lancem sobre Ele toda a sua ansiedade, porque Ele tem cuidado de vocês (1 Pedro5:7). 

 

A pergunta de Jesus nos ensina ainda que Deus quer estabelecer uma comunhão pessoal com seus filhos e se preocupa providencialmente com cada um deles. O que você tem pedido a Deus, uma bênção terrena ou uma bênção eterna? Você pode até pedir bênção terrena, isso é legitimo e Deus pode abençoar, mas saiba que o melhor que Ele fez por você, estar na cruz. Por isso, Deus não quer apenas te dar uma bênção terrena, ele quer que você seja uma bênção (Gênesis 12:2) e para isso quer te encher com o poder do Espírito Santo. 

 

Por fim, eu te pergunto, o que queres? Temos um Deus que é todo poderoso para te dar o que queres e precisas: amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade e fidelidade. Nada neste mundo se compara com a gloriosa bênção de Deus que é viver na dimensão do Espírito Santo. 

Lembre-se: Deus é bom; seu amor dura para sempre.

2 comentários:

Cleide Rejane Damaso de Araújo disse...

Querido irmão Sérgio, muito inspiradora sua mensagem.
Jesus quando esteve aqui na Terra não perdeu a oportunidade de fazer o bem. E isso com objetividade em alcançar o âmago do problema. Ele queria restaurar todos os tipos de cegueira daquele Seu filho.
Ainda hoje, Ele difunde o Seu amor para que alcance todas as áreas do nosso ser. Seu toque de amor transfere a cura da alma. Ele liberta a alma da culpa e da dor, da ansiedade que consomem nossas forças. Ele pode implantar alegria da alma que coisa alguma terrestre pode destruir: a alegria no Espírito Santo. Na verdade além de nos dar "visão", Ele nos dá descanso. Aleluia. 🙏

Unknown disse...

Que queres? O Todo Poderoso está sempre presente para nos responder, Glórias a Deus, ALELUIAS