domingo, 18 de abril de 2021

Nem tudo muda


Está escrito:

Jesus Cristo é o mesmo, ontem, hoje e para sempre. (Hebreus 13:8)

 

A música do cantor popular brasileiro, Belchior, diz que “tudo muda e com toda razão”. A poesia de Luiz de Camões também diz: “Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades, este mundo é composto de mudanças...”. Do ponto de vista humano até podemos chegar essa conclusão, no entanto, podemos afirmar que nem tudo muda. Mas, o que não muda? O que é imutável? O que não se altera nunca? O que não passa por mudanças ao longo do tempo? Para tantas perguntas com o mesmo significa podemos responder, Deus. Ele é o único Ser imutável. Deus é o mesmo desde a eternidade.

 

A essência de Deus permanece intacta. Deus é um ser perfeito e não precisa de mudanças. “Eu Sou o que Sou”, disse Deus (Êxodo 3:14). Há uma evidência bíblica que não me deixa dúvidas: “De fato, eu, o SENHOR, não mudo” (Malaquias 3:6). Além disso, outra evidência reforça essa constatação: “Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do alto, descendo do Pai das luzes, que não muda como sombras inconstantes” (Tiago 1:17).

 

Então, podemos concluir que tudo muda nesta vida, mas Deus é imutável em seu ser, perfeições, propósitos e promessas. Isso é algo extraordinário! Deus é capaz de promover mudanças no universo, mas, em contraste com essa mudança, Ele é o mesmo.

 

Assim sendo, vamos destacar alguns aspectos da imutabilidade de Deus e que nos atrai e pode promover mudanças em nossa vida. Deus não muda em:

1.     Sua Santidade. Deus é um ser perfeito e santo. Nele não há qualquer impureza, pois está escrito: “Sejam santos, porque eu sou santo” (1 Pedro 1:16). O maior testemunho desse caráter santo foi Jesus Cristo, nascido de mulher, viveu entre os homens e “não cometeu pecado algum, e nenhum engano foi encontrado em sua boca” (1 Pedro 2:22).

2.     Suas promessas e propósitos. Deus é um Deus de promessas e cumpre sempre o que prometeu aos seus filhos. “E, se vocês são de Cristo, são descendência de Abraão e herdeiros segundo a promessa” (Gálatas 3:29). Várias promessas de Deus relatadas na bíblia se cumpriram e outras ainda se cumprirão. E nós, aguardamos esperançosos a promessa da sua volta. “Este mesmo Jesus, que dentre vocês foi elevado aos céus, voltará da mesma forma como o viram subir” (Atos 1: 11). Podemos crer e confiar na sua promessa, porque Ele não muda e nenhum de seus propósitos são frustrados. Além disso, Deus é fiel, mesmo na nossa infidelidade, Ele permanece fiel, porque não pode negar a si mesmo (2 Timóteo 2:3). As pessoas podem até te abandonar e te rejeitar, mas Deus sempre permanecerá fiel e disposto a amá-lo, porque Ele não muda. Aleluia!

3.     Seu amor. A Bíblia diz que em 1 João 4:8 que Deus é amor. No livro do profeta Jeremias 31:1, diz: com amor eterno te amei. No evangelho de João 13:1 também afirma que “havia chegado o tempo em que deixaria este mundo e iria para o Pai, tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim”. E ainda no evangelho de João 3:16, lemos: “Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna”. Que infinito amor Deus tem para conosco e como é maravilhoso saber que somos amados do jeito que somos, com nossos erros, faltas e fracassos. Mas, é exatamente aí que Deus nos busca com seu amor transformador que muda nossa vida de forma radical. A nossa vida muda com Jesus, mas Ele não muda em sua essência. Glórias a Deus!

4.     Sua justiça. A justiça de Deus é perfeita. Ele é o único juiz que julga uma pessoa em todas as dimensões, inclusive os nossos pensamentos e intenções do nosso coração. Nada pode se esconder do olhar de Deus. “O Senhor é misericordioso e justo; o nosso Deus é compassivo” Salmos 116:5. Deus é um juiz justo (Salmos 7:11). É certo que um dia, todos compareceremos diante do tribunal de Deus (Romanos 14:10) em que Ele julgará os segredos dos homens.

 

Deus não mudou. Deus é a verdade. Nós podemos mudar e podemos até aprender a pensar com a mente de Cristo, através do Espírito Santo, na certeza de que a Palavra de Deus permanece para sempre. Logo, se Deus não muda, e isso é um fato, então Seu amor por nós não muda, Sua bondade para conosco também não muda, Sua justiça não muda, Sua misericórdia para nos perdoar não muda. Nele você pode confiar, porque de eternidade em eternidade, Ele é o Senhor, o Deus que não muda.

 

Lembre-se: Deus é bom; seu amor dura para sempre

4 comentários:

Clicia Valim Cortes Gradim disse...

Em um período com tanta turbulência é reconfortante saber que Deus está nos olhando como mesmo amor.

Sérgio Santos disse...

🙏

Cleide Rejane Damaso de Araújo disse...

De fato Irmão Sérgio Ribeiro...
Deus não muda. João 3:16 é uma passagem bíblica que mostra o Amor mais perfeito de um Deus perfeito. Este é o amor que constitui o cumprimento da Sua Lei perfeita e imutável. Toda pessoa cujo coração ama com propósitos, revelará esse amor executando ações semelhantes às de Cristo. A contemplação Daquele que nos amou e a Si mesmo Se entregou por nós, dará poder para aperfeiçoar uma vida cristã. Nós podemos revelar a semelhança de nosso divino Senhor. Nós podemos glorificar a Deus com a nossa vida. Cristo nos deixou como exemplo o que podemos realizar através da cooperação com Ele. Aleluia!

Sérgio Santos disse...

Glória a Deus!