domingo, 2 de janeiro de 2011

O Mestre dos mestres

Jesus pode ser considerado o Mestre dos mestres? Sim, esse título o dignifica, porque Ele tinha uma pedagogia própria que surpreendeu os doutores da sua época e ainda hoje, nos surpreende. Ele tinha consciência dos efeitos que suas palavras causaria.
Jesus combinava humildade e tolerância com muita ousadia e determinação.O que mais me fascina é a forma como Ele provocava a inteligência das pessoas para mostrar o radicalismo delas.
Jesus, de fato, é o Mestre dos mestres. Sua metodologia de ensino era cativante, de tal forma que muitos corriam para ouvir suas palavras e aprender um pouco da sua sabedoria, até mesmo os seus opositores. Jesus era diferente dos mestres da sua época, os escribas e fariseus, e até mesmo os da atualidade, que são meros repassadores de informações, mas que não tem prazer no que faz, apenas transmitem o conhecimento pronto e despersonalizado. Os mestres dos nossos dias não instigam a inteligência dos alunos, não os surpreendem, não os torna participantes da construção de idéias.
Jesus era o Mestre por excelência porque possuia a capacidade de surpreender seus ouvintes, instigar-lhes a inteligência, ou seja, estimular a pensarem. Ele lhes aguçava a inteligência, por isso era tão procurado e apreciado. Um mestre assim jamais é esquecido. Quem conseguir imitar o método de Jesus, certamente, marcará a história dos seus alunos.
Jesus não perdia tempo com coisas vãs, Ele andava de cidade em cidade, vilas e lugarejos ensinando o caminho do "reino de céus" e pondo em prática seu projeto de transformação interior do homem. Sua fala cativante e eloquente impressionava seus ouvintes, de tal forma que multidões se aglomeravam para ouvi-lo não importando o lugar. Isso me impressiona pelo fato de que a maioria das pessoas daquela época não tinha  o mínimo necessário para viver, mas havia interesse em aprender algo que iria além das suas necessidades  de sobrevivência. Jesus despertou nelas a fome íntima que ultrapassava os limites da fome física.
Só Jesus, foi capaz de dizer: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida", o Mestre nos ensinou que o reino de Deus estava em nosso interior e que isso implica em um processo de transformação íntima. O seu método de ensino é diferente, porque ensinava com autoridade e ensinava para a vida. Jesus, o Mestre dos mestres!

Nenhum comentário: