quinta-feira, 2 de abril de 2009

Você é feliz com o que faz?

Como você se sente fazendo o que faz? Você é feliz? Feliz no trabalho. Feliz no curso que escolheu. Feliz na vida pessoal. A felicidade é algo que todos nós buscamos anciosamente. Quem não quer ser feliz? Quem não espera ser feliz em tudo que faz? Mas, afinal, como saber se está feliz? 
A felicidade é um estado relacionado a nossa emoção que tem haver com bem-estar ou paz interior. 
No ambiente de trabalho a felicidade pode ser percebida pela motivação, iniciativa, criatividade e equilíbrio entre a vida profissional e pessoal. Se alguns desses elementos estiverem abaixo das expectativas, é aconcelhável realivar suas posições, fazer uma reflexão e procurar identificar as causas que impedem o sentir-se feliz com o que faz.  Em seguida, faz-se necessário mudar o cenário. Alguns aspectos podem influenciar  a felicidade: a remuneração e a falta de motivação.
A remuneração, em tempo de crise, tem sido o fator de maior impacto no estado emocional das pessoas. Desemprego ou baixo salário, qual sua escolha? Não dar para ser feliz em circunstâncias tão adversas como a que estamos vivendo. A  opção de preservar o emprego parecer a melhor alternativa, enquanto passa a onda da crise. Todavia, diante desses fatos fica dificil sentir-se feliz quando a qualidade de vida e o padrão social estão comprometidos, podendo gerar insatisfação e outros problemas que influenciam o desempenho no trabalho.
Em decorrência desse fator, a desmotivação se instala e pode acarretar sérios problemas desde resultados insuficientes até sérios problemas de saúde. Além disso, ser infeliz naquilo que se faz pode levar a desilusão com a profissão.
Então, como ser feliz em tempos difíceis? Encontrar a receita para ser feliz no trabalho é algo muito complexo, porque depende da subjetividade de cada pessoa. Mas, pode-se pensar que se a pessoa consegue identificar aquilo que lhe traz insatisfação no trabalho, isso será um passo muito positivo para uma reavaliação. A parti daí, avaliar se há possibilidades de mudanças, a curto, médio ou a longo prazo ou se depende de condições internas ou externas.  
De forma que, dá para ser feliz, mas será preciso pagar um preço para conquistá-la, mas vale a pena ser feliz no trabalho e na vida.

Nenhum comentário: