sexta-feira, 3 de abril de 2009

A vontade humana é o sinal de Jonas

Uma das características da personalidade do homem é a vontade. Foi Deus que nos fez assim para que pudessemos fazer nossas escolhas. Essa capacidade é tão importante que Deus não interfere em nossa vontade, pois nos deu o "livre arbítrio", ou seja, a liberdade de escolha. O ideal é que a nossa vontade esteja de acordo com os propósitos de Deus para nossa vida. Mas, quando Deus tem uma vontade diferente da nossa, o que fazer?  A Bíblia narra a história do profeta Jonas que recebeu uma missão do Deus de Israel para ir a cidade de Nínive, capital da Assíria, admoestar os assírios, em virtude da sua crueldade e muito derramamento de sangue. Era preciso que os assírios se arrependessem, do contrário sofreriam as consequências das suas maldades. Contudo, Jonas temendo pela sua vida, resiste ao mandado de Deus e foge rumo a Társis, na Península Ibérica, a cerca de 3.500 Km do porto de Jope. Todavia, durante a viagem acontece uma violenta tempestade que só acaba quando Jonas é lançado ao mar, sendo engolido por um grande peixe.
Esse relato biblíco ilustra o que acontece quando a vontade do homem encontra-se diferente da vontade Deus. O que podemos aprender com essa lição: 
1. Não devemos desobedecer ao chamado de Deus. Ele é soberano e Senhor, se Ele tem um propósito em sua vida, confie Nele e o mais Ele fará por você, a fim de que a missão seja cumprida e o seu Nome seja Glorificado em sua vida.
2. A melhor coisa que existe é estar no centro da vontade de Deus, mesmo que estamos correndo riscos, mas Ele está com você por onde andares. Ele esteve com Daniel na cova dos leões. Ele esteve com Davi, quando enfrentou Golias. Ele esteve com Moisés quando Israel atravessava o deserto. Ele nunca te deixará só.
3. Deus é implacável, quando Ele quer que algo seja feito, não adiante tentar fugir ou inventar desculpas. Deus não desiste e tem tudo ao seu favor. Ele tem o domínio da natureza. Ele tem o domínio do mundo animal. Ele está no controle de todas as coisas. 
Então, o que devemos fazer? Precisamos aprender a obedecer e agir pela fé, sermos humildes e nos submetermos ao Senhorio de Cristo e aproveitar o tempo para fazer a obra do Senhor com alegria.

Nenhum comentário: