sexta-feira, 4 de junho de 2010

Seguir o líder

O termo liderança tem sido compreendido na literatura de forma equivocada e até no dia-a-dia da organização se apresenta desprovida do seu real sentido. Na realidade, o papel do líder não deve ser confundido com poder, carisma, posição hierárquica ou até mesmo autoridade. O papel do líder é mais do que isso, abrange dimensões, atividades e responsabilidades que ultrapassam o entendimento do senso-comum.
Um dos ícones da administração moderna, Peter Drucker, diz que uma das responsabilidades do líder é a criação de uma cultura em toda a organização, através do seu caráter e de seu exemplo de conduta que servem de modelo a serem seguidos por todas as pessoas de uma empresa. Isso parecer ser o legado de um líder. O que você tem feito onde exerce liderança para deixar sua marca pessoal? Qual é seu legado? A influência do líder é tão marcante que o espírito de uma organização é criado a partir de sua liderança, de forma que, para Drucher uma organização grande em espírito é composta por grandes líderes, assim como, uma empresa deficiente apresenta uma liderança precária.
Nessa perspectiva, o líder define o caminho que a organização deve seguir de forma a alcançar suas metas e objetivos. A tarefa do líder é fazer com que as organizações sejam flexíveis e versáteis capazes de funcionar mesmo na ausência de um plano perfeito, embora, plano perfeito não existe na prática. Assim, o líder deve assegurar que estratégias e planos de ação sejam executados, através da escolha de outras lideranças, o estabelecimento de uma direção a seguir e o controle das operações.
Outra característica do líder é que ele consegue que as coisas sejam feitas por meio dos outros naturalmente, sem força, nem por violência, mas com habilidade. Se isso não acontece, não está havendo liderança efetiva. O líder tem a capacidade de extrair das pessoas o mesmo tipo de comportamento que demonstram e toleram. O fato é que a atitude do líder, seja ético ou não, repercute nas pessoas que irão observar o que o líder efetivamente faz. Portanto, líder deve fazer o que é eticamente correto, se não o fizer, perderá a confiança dos seus liderados. 
Portanto, a liderança deve ser um recurso confiável para gerar resultados de excelência. As opiniões, experiências e habilidades vão fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso. As ações de um líder devem ser pelo menos três vezes mais importantes do que o seu discurso. O líder deve mostrar compromisso com a organização e com as pessoas que lidera.
Concluo com as palavras de Peter Drucker, a tarefa da liderança não é a de mudar as pessoas, mas sim multiplicar a capacidade de desempenho do todo, utilizando-se dos pontos fortes e aspirações dos indivíduos.

Nenhum comentário: