quarta-feira, 30 de junho de 2010

Os pilares da gestão de pessoal

Quando pensamos em gestão de pessoas, logo vem a mente o seguinte questionamento: o que fazer para gerenciar com o máximo de satisfação? Se alguém responder que a liderança é o fator principal para promover a satisfação, eu diria que a solução não se encontra isolada. É verdade que o gestor de pessoal é uma ponta fundamental no sucesso para qualquer organização e que a sua liderança é indispensável, pois sem um bom líder não há como levar as pessoas a produzirem com satisfação.
Todavia, acreditamos que os três pilares de sustentação da gestão de pessoal: motivação, reconhecimento e recompensa, são capazes de tornar um simples evento em sucesso pleno. Sabemos que o ser humano é impulsionado por estímulos e a motivação é o fundamento que faz gerar a produção individual. Sem motivação não se produz nada ou se produz pouco. Mas, como impulsionar a motivação das pessoas? Nessa situação cabe ao gestor exercer sua liderança, conhecer sua equipe, dar credibilidade e incorporar alma as ações, associando a isso ao único estímulo que dispõe que é o salário do trabalhador, o qual consideramos como estímulo extrínseco, complementar e indispensável.  
A questão é comprometer as pessoas com aquilo que fazem e reconhecer o seu valor para a organização, ao invés de somente fazer cobranças e impor punições. É necessário estimular o empenho e a produção com reconhecimento e recompensa. O que custa reconhecer o trabalho desenvolvido por alguém que superou suas expectativas. Isso se faz sem gerar custos à organização. Um aperto de mãos, uma salva de palmas, uma homenagem, uma nota no jornal interno, isso custa quanto para a organização? Nada, mas significa muito em termos de satisfação e valorização do trabalho.
O gestor de pessoal precisa ser ousado e buscar internamente o comprometimento das pessoas com o trabalho, através dos pilares da motivação, reconhecimento e da recompensa.

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