quinta-feira, 11 de junho de 2009

Fofoca corporativa

Uma das coisas mais comuns no ambiente corporativo e social é a fofoca, ou seja, fazer afirmações não baseadas em fatos concretos, especulando em relação à vida alheia. Essa atitude tem provocado muitos conflitos organizacionais, quando os boatos começam a transitar pelos corredores da empresa. Em geral, isso causa constrangimento e pode culminar em confusão e até rompimento de relacionamentos comprometendo a harmonia social.
Infelizmente, é um mal difícil de se evitar, porque a mentira, o boato ou a fofoca faz parte da natureza humana indisciplinada. Contudo, é possível se proteger. Evitar completamente a fofoca parece ser algo impossível, mas podemos minimizá-la e não acrescentar valor ao seu desenvolvimento.
Algumas sugestões podem ajudar a tornar o clima organizacional mais saudável:
  1. Quando surgir um boato no ambiente de trabalho não repasse adiante. Procure não valorizar, nem dar importância ao falatório.
  2. Se ouvir algum comentário inconveniente, não dê atenção, ignore.
  3. Quando alguém lhe questionar a respeito de algum boato ou fofoca, seja objetivo e responda que desconhece o assunto.
  4. No meio de uma conversa ou reunião evite fazer comentários sobre a vida particular de um colega de trabalho, principalmente, se for algo de que você ouviu falar, mas não tem confirmação, isso pode causar estragos e prejudicar alguém.
  5. Procure não fazer piadas que envolvam colegas de trabalho, pois pode comprometer o convívio social no ambiente de trabalho.
  6. Procure freiar a língua e respeite a diversidade.
  7. Quando necessitar desabafar um problema procure alguém da sua confiança, no local e momento adequado.
  8. O gestor precisa adotar uma política de comunicação interna clara e eficaz, isso pode minimizar a fofoca na organização.
A fofoca corporativa é um vírus perigoso que precisa ser combatido com rigor. A vacina é o diálogo individual, a fim de evitar problemas futuros.

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