domingo, 30 de outubro de 2022

Viver e morrer em Cristo

 


Está escrito:

“porque para mim o viver é Cristo e o morrer é lucro” Filipenses 1:21

 

Em sua carta aos filipenses, o apóstolo Paulo motiva os crentes de Filipos e os exorta a permanecerem firmes na fé e a trabalharem unidos na defesa do evangelho e da fé em Cristo Jesus. Para ele viver é está cheio de Cristo em cada aspecto de sua vida, a fim de tornar sua vida frutífera e proveitosa. Sem dúvida, para Paulo, Cristo era vida, no sentido de fonte e segredo. “Assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. A vida que agora vivo no corpo, vivo-a pela fé no filho de Deus, que me amou e se entregou por mim” (Gálatas 2:20).

 

Da mesma forma, sua morte é vista como ganho, porque o levaria a presença de Cristo. O apóstolo tinha diante de si um dilema, pois sabia dos benefícios de ambos os lados da situação. Para ele, vivo ou morto, Cristo é ganho, mas enquanto vivo ele se sentia propriedade e servo de Cristo, na realidade a prioridade de Paulo era que Cristo fosse honrado e glorificado, através da sua vida.

 

A vida do apóstolo Paulo serve de exemplo para nós. Precisamos ter como objetivo de vida glorificar a Cristo, porque Ele é o fim supremo da vida e devemos valorizá-la. Esse deve ser o único objetivo da nossa alma, um objetivo que Paulo se dedicou com fervor, porque isso implicava em:

·      Conhecer cada vez mais a Cristo – familiarizando-se maximamente com seu caráter, suas atitudes, suas relações que ele mantinha com o Pai e sua liderança serviçal. “Conhecer o amor de Cristo que excede todo conhecimento, para que vocês sejam cheios de toda a plenitude de Deus” (Efésios 3:19).

·      Imitar a Cristo – Ele é o padrão a ser seguido, quem o imita faz jus ao título de Cristão. Mas, para imitar a Cristo é preciso que o Espírito Santo reine em seu coração, a fim de ter o mesmo temperamento e constância de Cristo. “Tornem-se meus imitadores, como eu sou de Cristo” (1Coríntios 11:1).

·      Tornar o evangelho conhecido – o apóstolo Paulo dedicou sua vida a divulgação do evangelho entre os gentios. Seu objetivo era ver a expansão da religião cristã, a fim de tornar conhecido Cristo, a quem era desconhecido antes. Verdadeiramente não houve um homem que tenha se dedicado tanto a causa das missões evangelísticas do que Paulo e ele foi bem-sucedido em todo empreendimento realizado. “A mim, o menor de todos os santos, me foi dada esta graça de pregar aos gentios o evangelho das insondáveis riquezas de Cristo” (Efésios 3:8).

·      Desfrutar de Cristo – a razão maior da nossa vida é estar em comunhão com Cristo, não nas obras deste mundo, porque são efêmeras, mas estarmos em Cristo e nos esforçarmos por agradá-lo. “Aquele que deste modo serve a Cristo é agradável a Deus e aprovado pelos homens” (Romanos 14:18).

 

Assim, para Paulo, a vida e a morte não tinham importância, desde que o evangelho de Cristo fosse anunciado. Percebe-se que ele declara que é indiferente quanto a essa questão, se vive ou morre, não importa, porque tendo Cristo em ambas as situações são ganhos ou lucros. Certamente, só em Jesus é que temos a felicidade, tanto na morte quanto na vida. “É, porém, por iniciativa dele que vocês estão em Cristo Jesus, o qual se tornou sabedoria de Deus para nós, isto é, justiça, santidade e redenção” (1 Coríntios 1:30).

 

Meu irmão, não importa o sofrimento que você esteja passando no momento de sua vida, saiba que o tempo e a força que você tem é de Cristo. Coloque Jesus como o único objetivo pelo qual você vive. Tenha como principal propósito de vida glorificar a Cristo na vida e na morte. “Aguardo ansiosamente e espero que em nada serei envergonhado. Ao contrário, com toda a determinação de sempre, também agora Cristo será engrandecido em meu corpo, quer pela vida, quer pela morte” (Filipenses 1:20).

 

Em Cristo temos vida eficiente e vida espiritual que é mantida e sustentada nEle, o pão da vida. O apóstolo Paulo nos deixa um legado em todo o curso da sua vida, a glória de Cristo, o bem da Igreja, a propagação do Evangelho e seu amor pelas almas perdidas (sem Cristo).


Por fim, Cristo é ganho para mim no viver ou morrer, na vida ou na morte, porque Cristo é o ganho na vida do crente, Ele é tudo em tudo, a sua retidão, sua sabedoria, a sua santificação, sua redenção, a sua luz, a sua alegria, a paz e o conforto, Ele é tudo que se pode desejar, a esperança de que Ele tem preparado para nós é infinitamente melhor do que podemos imaginar, uma coroa de vida, justiça e glória, uma herança incorruptível e imperecível que receberemos nas habitações eternas.

 

Lembre-se: Deus é bom; seu amor dura para sempre.