domingo, 16 de outubro de 2022

O Deus que opera maravilhas


 

Está escrito:

“Tu és o Deus que opera maravilhas; mostras o teu poder entre os povos” (Salmo 77:14)

 

A Bíblia é um livro que relata muitos milagres realizados por Deus. Este salmo direciona a atenção para o que o Senhor fez por seu povo no passado, especialmente, na narrativa do êxodo durante a travessia no deserto, como base para a confiança de que Deus não abandona seu propósito para com seu povo. Os milagres de Deus revelados na Bíblia servem para nos ajudar a crer em Deus. O “poder” de Deus é a expressão de seu favor pelo bem de seu povo. Daí a razão de podermos ter a certeza de que Ele está cuidando de nossa vida.

 

O Deus revelado nas escrituras não muda, Ele ainda pode fazer milagres hoje. Ele tem poder sobre tudo que existe e pode realizar feitos, maravilhas, obras e grandes coisas, conforme a sua vontade. Deus faz o possível e o impossível para salvar e preservar seu povo, a saber, a Igreja. Se crermos, Ele pode fazer milagres, mas para quem quer ver tais milagres a única limitação é a fé.

 

Você percebe que, muitas vezes, não damos crédito aos propósitos de Deus para nós, simplesmente, porque não olhamos com os olhos da fé, mas na perspectiva natural. A fé não tem nada a ver com a razão, é uma dimensão subjetiva que só é compreendida na esfera do sobrenatural. A Bíblia diz que “A fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não veem” (Hebreus 11:1). Observe que o autor mostra que a fé bíblica não é uma vaga esperança fundamentada em ficção ou no pensamento positivo, mas fé é uma firme confiança de que algo no futuro, ou seja, ainda não é visto, mas que foi prometido por Deus e que realmente acontecerá, porque a vontade de Deus o efetuará. Obviamente que, se o que queremos fosse possível, fácil e realizável, não precisaríamos de fé.

 

Ora, se Deus é o Deus que realiza milagres, há algo difícil que Ele não possa realizar? Certamente que não. O problema não está em Deus realizar maravilhas entre nós, mas sim, nós que muitas vezes damos ouvidos à voz da razão quando o assunto é milagres. Jesus enfrentou essa realidade, segundo o relato de Mateus 13:58, “e não realizou muitos milagres ali, por causa da incredulidade deles”, ou seja, das pessoas de sua época. 

 

Certa vez, Charles Spurgeon disse: “Se meditamos nas promessas e levamos em consideração aquele que prometeu, experimentaremos a doçura delas e obteremos o seu cumprimento”. Saiba que as promessas de Deus têm a garantia do seu caráter, que é fiel, verdadeiro, justo e poderoso para cumprir, basta apenas que vivemos pela fé e na dependência dEle.

 

O Deus que opera maravilhas com poder entre os povos, nos ensina duas lições muito importantes:

1.     Deus é soberano e faz tudo que lhe agrada com perfeição – O agir de Deus não tem limites, aliás podemos até dizer que o limite é o seu querer. Se Ele quiser, Ele pode mudar sua situação, Ele pode curar sua enfermidade, Ele pode fazer você prosperar, Ele pode libertar o dependente de drogas, Ele pode resgatar o perdido no lamaçal do pecado. Tudo Ele pode, porque para Ele não existe impossível. O salmista declara: “O nosso Deus está nos céus, e pode fazer tudo o que lhe agrada” (Salmo 115:3). A palavra “agradar” indica que Ele faz o que deseja e lhe dar prazer com poder soberano.

2.     Deus faz o que o homem não é capaz de fazer – o impossível para os homens é possível para Deus. Quando nós chegamos ao nosso limite é aí que abrimos oportunidade para Deus manifestar seu poder e glória. Mas, o grande milagre da nossa vida Deus realizou a nosso favor, mesmo nós não merecendo, nem tão pouco pedimos, porque estávamos com os olhos da fé fechados para tão grande salvação. O homem não pode salvar a si mesmo, por isso Jesus encarnou, morreu, ressuscitou e ascendeu aos céus deixando o Espírito Santo para operar o milagre da salvação. Assim, quando nos apropriamos dessa maravilhosa obra redentora, nos enchemos de fé e esperança de que não há problema nesta vida que Deus não possa resolver.

 

Portanto, tão certo como o ar que respiramos, não existem dúvidas que para Deus nada é impossível. Infelizmente, muitas pessoas têm a ideia de que há limites no poder e agir de Deus. Isso é um engano, Deus não é limitado, Ele está acima de qualquer lei, causa, circunstância ou tempo. Ele criou todas as coisas, por isso, Ele pode tudo, porque para Deus nada é impossível.

 

Para finalizar, gostaria de lhe dar uma boa notícia, esse Deus tão grande, soberano, criador de todas as coisas, o Todo poderoso, Ele habita em você. Acredite fielmente que Deus está com você, verdadeiramente, você, Ele e nós, somos todos um, somos seus filhinhos. Por isso, deixe Deus trabalhar em sua vida, através de estudos, reflexões, meditações e oração. Procure conhecer mais Deus e Ele operará maravilhas em sua vida.

 

Lembre-se: Deus é bom; seu amor dura para sempre.

Um comentário:

Anônimo disse...

Bela reflexão.
Deus é maravilhoso!