domingo, 9 de outubro de 2022

Andem em amor


Está escrito:

“E este é o amor: que andemos em obediência aos seus mandamentos. Como vocês já têm ouvido desde o princípio, o mandamento é este: Que vocês andem em amor” (2João 1:6)

 

A Bíblia é uma narrativa de um Deus que se revelou em amor. Mas, muitas pessoas são derrotadas na vida, sofrem nas suas relações sociais, porque não sabem andar em amor. Até os cristãos são vítimas desse mal, porque também não aprenderam a andar em amor. 

 

O Senhor Jesus nos ensinou e demonstrou na prática o que é o amor. Aliás, não se aprende a amar apenas na teoria, é preciso exercitar na prática do dia a dia e as situações que envolvem nossos relacionamentos são fundamentais para experimentarmos nossa capacidade de amar, de revelar se verdadeiramente andamos em amor.

 

Então, como saber se estamos andando em amor? O apóstolo João nos diz que se obedecermos aos mandamentos do Senhor Jesus, estamos andando em amor. Ele disse: “Um novo mandamento dou a vocês: Amem-se uns aos outros” (João 13:34).  Logo, andar em amor é um modo de vida, no qual Deus se agrada quando assim agimos. 

 

Quando andamos em amor, somos leais a pessoa amada custe o que custar. Sempre acreditaremos nela, sempre esperaremos o melhor dela e sempre nos manteremos em sua defesa. Quem anda em amor, vive o amor 24 horas do dia, amando as pessoas, inclusive os inimigos. Quem anda em amor tem o chamado de Deus para abençoar.

 

Na verdade, andar em amor é muito mais do que podemos imaginar, no entanto, podemos apontar algumas características básicas de quem tem essa conduta de obediência aos mandamentos do Senhor Jesus, a saber:

 

1.     Quem anda em amor perdoa – uma característica inconfundível de quem ama é a sua capacidade de perdoar as ofensas recebidas por alguém. Têm pessoas que dizem assim: “eu perdoo, mas não posso esquecer”. Já pensou se Deus lhe perdoasse, mas também não esquecesse dos seus pecados? No entanto, o nosso Deus nos perdoa e nem se lembra mais disso. “Quem é comparável a ti, ó Deus, que perdoas o pecado e esqueces a transgressão” (Miqueias 7:18). Assim, também nós devemos fazer o mesmo, ou seja, perdoar e esquecer o mal que nos fizeram. O perdão é uma atitude de amor e fé.

2.     Quem anda em amor não se mete em contendas, discussões, guerrinhas e outras coisas dessa natureza – estamos vivendo um período conturbado de divisão política por causa das eleições e as pessoas até cometem violência física ou verbal e, pasmem entre membros da própria família. Quem arruma confusão, não anda em amor e não agrada a Deus. Quem anda em amor respeita as diferenças ideológicas quaisquer que sejam. O apóstolo Tiago diz: “Quem é sábio e tem entendimento entre vocês? Que o demonstre por seu bom procedimento, mediante obras praticadas com a humildade que provém da sabedoria. Contudo, se vocês abrigam no coração inveja amarga e ambição egoísta, não se gloriem disso nem neguem a verdade. Esse tipo de “sabedoria” não vem dos céus, mas é terrena; não é espiritual, mas demoníaca” (Tiago 3:13-15). O que eu posso aconselhar é que nunca se envolva em contendas. Se alguém o provocar, afaste-se ou não responda. Entregue tudo a Deus.

3.     Quem anda em amor fala palavras que edificam às pessoas – quem ama fala palavras boas, fala a verdade, é sincero, incentiva e anima a pessoa. Meus irmãos pertencemos a Deus e por isso devemos ser instrumentos para edificação das pessoas a nossa volta. “Nenhuma palavra torpe (indecorosa, infame) saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem” (Efésios 4:29).

4.     Quem anda em amor não age para manipular a pessoa, nem aponta dedos e nem fala falsidades (mentiras) – quem manipula, aponta dedos e fala mentiras são pessoas que têm sua conduta abominável perante o Senhor nosso Deus. Por isso, o profeta Isaías exortando o povo disse: “Se você eliminar do seu meio o jugo opressor, o dedo acusador e a falsidade do falar; ... então a sua luz despontará nas trevas” (Isaías 58:9-10). 

 

Percebe que, o andar em amor é o requisito básico para um bom relacionamento com Deus e para com o próximo. Quem anda em amor está na luz e nele não há trevas, porque amar é um mandamento do Senhor que devemos todos obedecer. A palavra amor aparece na Bíblia por pelo menos 246 vezes. Além disso, a Bíblia nos diz que Deus é amor, logo quando andamos em amor, estamos conectados a Deus. O amor é tudo e como cristãos devemos ter esse compromisso de aprender a andar em amor, conforme a Palavra de Deus nos ensina. 

 

Eu tenho experimentado o extraordinário amor de Deus em minha vida, apesar das adversidades enfrentadas, percebo o amor Dele por mim, e isso me faz sentir capaz de amar o próximo.

 

Lembre-se: Deus é bom; seu amor dura para sempre.

  

2 comentários:

Dra. Maria das Graça disse...

Que o amor de Deus nos conduza a amar como Ele amou! Sozinhos não temos méritos para isso. Precisamos de Ti Senhor 🙏

Saemmy Albuquerque disse...

Glória a Deus. Precisamos de Ti Senhor.