domingo, 23 de outubro de 2022

Gratidão


 

Está escrito:

“Darei graças ao Senhor por sua justiça; ao nome do Senhor Altíssimo cantarei louvores” (Salmo 7:17)

 

Você sabe o que é gratidão? Gratidão é uma palavra de três sílabas que significa o ato de reconhecimento de uma pessoa por alguém que nos trouxe benefício, auxílio ou algum favor. Em outras palavras, gratidão é o ato de saber agradecer, de reconhecer o valor de algo ou alguém em sua vida e o quanto isso foi ou é importante para você. 

 

No entanto, essa palavrinha tem sido muito negligenciada atualmente. Ser grato é mais do que dizer “obrigado”. É demonstrar com atitude de coração que se sente realmente feliz e disposto a se doar como uma forma de retribuição pelo benefício recebido. A gratidão nos faz feliz produzindo em nós alegria. Por essa razão devemos ser gratos por tudo que nós recebemos das pessoas e, especialmente, de Deus.

 

Aliás, Deus deseja que sejamos agradecidos a Ele pelas dádivas diárias que nos dá. Sabe, qualquer pai fica feliz quando o filho lhe agradece por alguma coisa. Deus também se alegra conosco quando reconhecemos o Seu agir na nossa vida, o seu cuidado diário e contínuo a nosso favor, mesmo quando as vezes as coisas não aconteçam como queremos ou gostaríamos, mas sempre temos motivos para sermos gratos e nos alegrarmos no Senhor.

 

Você deseja ser grato a Deus por tudo que Ele lhe concedeu? Se sim, veja alguns motivos que todos nós temos para sermos gratos:

1.     Por causa da sua justiça – o salmista disse: “Darei graças ao Senhor por sua justiça” (Salmo 7:17). Deus é justo e a sua justiça é eficaz e não falha. Quando pensamos que ninguém está ao nosso lado, Deus está conosco. Ele é o Deus que levanta o que está caído e exalta os humilhados. Só para os que têm fé e permanece fiel a Ele poderá experimentar essa justiça de Deus e dar graças ao seu nome, porque Ele é justo!

2.     Por causa do seu amor - a Bíblia diz que “Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3:16). Nesse versículo encontramos a grande verdade do amor de Deus. Um amor incondicional. Ele nos amou primeiro, porque nós somos incapazes de buscar a Deus em razão do pecado, daí o apóstolo Paulo escrevendo aos Romanos, dizer: “todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus” (Romanos 3:23). Quer prova maior de amor? Deus ama você e demonstrou a sua justiça na cruz para te justificar pela fé em Cristo Jesus. Por isso temos motivos eternos para sermos gratos por tão grande dádiva recebida e imerecida. 

3.     Por causa dos suprimentos de nossas necessidades – assim como Deus supriu as necessidades dos hebreus no deserto, Ele nos dá o alimento diário e supre nossas necessidades físicas, emocionais e relacionais. Somos abençoados com a família, com a presença de pessoas queridas e acolhedoras a nossa volta, com sua proteção e vitórias nesta vida. Quando estamos em Cristo, Deus providencia tudo para o nosso bem. Assim sendo, “o meu Deus suprirá todas as necessidades de vocês, de acordo com as suas gloriosas riquezas em Cristo Jesus” (Filipenses 4:19).

4.     Por causa dos seus planos para conosco – Deus é um Deus que se preocupa conosco, isso numa linguagem humana, mas é para que você entenda que Deus lhe escolheu para ser filho dEle e Ele tem planos maravilhosos para que possamos usufruir e ser bênção na vida das pessoas. “Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês, diz o SENHOR, planos de fazê-lo prosperar e não de lhes causar danos, planos de dar-lhes esperança e um futuro” (Jeremias 29:11). Você percebe o cuidado de Deus em sua vida? Ele tem bons planos para nós, creia! Ele é um Deus que trabalha por nós e ouve nossas orações e nos convida para conhecê-lo. Saiba que o plano de Deus é sempre o melhor para nós, mesmo quando nós não compreendemos. Mas, a gente não deve se preocupar com isso, apenas crê que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam (Romanos 8:28). Fique tranquilo, Deus sabe os planos que tem para você.

 

Por fim, Deus se alegra quando encontra um coração agradecido, quando encontra uma pessoa que, mesmo não vivendo uma vida totalmente consagrada, porém tem em si o temor do Senhor, que não olha a dificuldade que está passando, mas agradece a Deus por tudo, porque tem a certeza de que o Deus que ele crê, sempre fará o melhor para ele. A gratidão verdadeiramente move o coração de Deus. Encerro essa reflexão com as palavras do apóstolo Paulo aos Tessalonicenses: “Deem graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus” (1 Tessalonicenses 5:18).

 

Lembre-se: Deus é bom; seu amor dura para sempre.



3 comentários:

Anônimo disse...

Gratidão! É o que estou sentindo HOJE!
Que mensagem oportuna!
A despeito das vicissitudes que nos alcançam, há sempre motivo de voltar e agradecer ao nosso querido e amado DEUS! Ele NUNCA nos abandona. Ao Seu santo Nome toda honra e toda glória.
Amém e aleluias!
Cleide Rejane Damaso de Araújo

Saemmy Albuquerque disse...

Glória a Deus. Em tudo demos graças ao Senhor.

Anônimo disse...

Amém. Concordo sim um coração agradecido Deus conhece. Agradecer a Deus mesmo nas áreas mais difíceis de atravessar