domingo, 31 de outubro de 2021

O nosso maior inimigo


 

Está escrito:

“Pois eu mesmo reconheço as minhas transgressões, e o meu pecado sempre me persegue” (Salmos 51:3)

 

O título da nossa reflexão de hoje é muito sugestivo, porque realmente o nosso maior inimigo não é o diabo e sim, o pecado. Você sabe o que significa pecado? Pecado é tudo aquilo que é contrário ao caráter de Deus. Sabe-se que Deus é perfeitamente santo e nós humanos não somos santo, pecamos continuamente por não fazer o que agrada a Deus. Esse tema é bastante explorado na Bíblia, mas pouco discutido nos púlpitos das igrejas, por não ser algo que levanta nosso ânimo nem nos faz sentir vencedores, pelo contrário, nos faz sentir culpados e, obviamente, os pregadores não gostam de tratar temas dessa natureza, porque pode espantar os fiéis. 

 

Mesmo assim, vamos mergulhar no assunto. O que a Bíblia diz a respeito do pecado? A Bíblia diz que pecado é uma grave e deliberada revolta contra o próprio Deus, que resulta na transgressão de sua Lei. Mas, também deixa claro que é da responsabilidade do homem essa transgressão. Por isso, o pecado é nosso maior inimigo. Ele está em nosso DNA, a partir da queda do homem, conforme Gênesis 3, o pecado entrou no mundo e contaminou a humanidade afetando suas decisões, desejos e vontades que estão sempre inclinados para o mal. Portanto, nós já nascemos pecadores – “pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus” (Romanos 3:23). 

 

De forma que, não existe nenhum ser humano na face da terra que não esteja no estado de decadência, porque já nasceu no pecado. “Sei que sou pecador desde que nasci, sim, desde que me concebeu minha mãe” (Salmos 51:5). Assim sendo, todos os homens têm a natureza depravada e corrupta, por isso estão separados da santidade de Deus.

 

O nosso maior inimigo nos atinge de diversas maneiras e sentidos. São pecados que podem ser interiores como em nossos pensamentos, cobiças, desejos e outros, e exteriores a exemplo de furto, mentira, fraude, propina e toda forma de imoralidade sexual, feitiçaria, idolatria, assassinato etc. É possível afirmar que o homem peca por pensamentos e por obras, palavras e até mesmo por omissão, quando não age no sentido de combater uma situação de injustiça ou maldade. 

 

Porém, devemos ter em mente que a justiça de Deus se aplica a todo tipo de pecado que cometemos. Deus julgará até as intenções dos corações e isso, só Deus pode fazer. É certo que ninguém poderá escapar desse julgamento. O caráter santo de Deus exige que nós sejamos santos em nossa maneira de viver, apesar de nossas limitações (1 Pedro 1:16). 

 

A Bíblia afirma ainda que a consequência do pecado é a morte, mas não apenas a morte física, também a morte espiritual e o mais grave, a morte eterna. Nesse sentido, merece um breve esclarecimento. A morte física é a separação do corpo e da alma. A morte espiritual significa a separação de Deus, porque um Deus santo e justo não pode ter comunhão com uma pessoa injusta, incrédula e depravada. A morte eterna significa que o homem pecador sofrerá por toda a eternidade a justiça de Deus, porque rejeitou a graça redentora de Jesus e se entregou totalmente ao pecado.

 

Mas, existe condição para nos libertar do pecado? A resposta é sim, no entanto o homem, por si mesmo, não possui tal capacidade. Só através da obra redentora de Jesus Cristo que Deus, por sua misericórdia, graça e amor, providenciou a libertação do pecado para o homem. Agora, tenho uma má notícia para você, o pecado que você comete, você não é capaz de ser justificado por Deus por conta própria, ou seja, advogar em causa própria. Porém, a boa notícia é que ninguém consegue ser justificado diante de Deus por conta própria, em outras palavras, por seus próprios méritos.

 

Todas as pessoas precisam da Graça de Deus, arrepender-se e pedir perdão a Deus, a fim de receber a Graça redentora do Senhor Jesus. Isso significa que, quando somos convencidos do nosso pecado e nos arrependemos recebemos de Deus sua Graça e entregamos nossa vida a Jesus, reconhecendo ser Ele o nosso Senhor, Salvador e Redentor, assim desejamos caminhar com Ele, conhecê-lo verdadeiramente e aprender com Ele e sobre Ele. 

 

Quando nos tornamos cristãos “filhos de Deus”, nascemos de novo, ou seja, somos nova criatura, mas ainda assim, estamos sujeitos a cair ou deslizar em um pecado, contudo, é totalmente diferente de quando vivíamos na prática cotidiana do pecado. Se eu sou salvo, errei e pequei, eu me achego a Deus, peço perdão e não volto mais a pecar, porque existe Graça e Perdão para aqueles que buscam a Deus arrependidos. “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça” (1 João 1:9).

 

Porém, se uma pessoa peca deliberadamente, continua e insiste em viver no pecado, infelizmente, não existirá Graça, porque  Deus considera isso um insulto a Ele. Quem peca desrespeita as leis de Deus, fazendo o que é errado ou injusto do ponto de vista de Deus. “Todo aquele que pratica o pecado transgride a Lei; de fato, o pecado é a transgressão da Lei” (1 João 3:4). E terrível coisa é cair nas mãos do Deus vivo. 

 

Entretanto, é importante ressaltar que o crente em Cristo Jesus não é mais escravo do pecado, portanto, não vive pecando conscientemente, e pela Graça de Deus tem livre acesso ao Pai que está sempre disponível para demonstrar Amor, Perdão e Graça que provém somente dEle. Assim sendo, temos esperança de vivermos uma vida de santidade, que irá nos manter em um relacionamento íntimo e sincero com o Senhor Jesus Cristo. Portanto, “agora já não há condenação para os que estão em Cristo Jesus, porque por meio de Cristo Jesus a Lei do Espírito de vida me libertou da lei do pecado e da morte” (Romanos 8:1-2)

 

Então, é possível viver sem pecado? Alguns pensam que sim, mas na realidade, não é possível viver sem pecar. Estamos sempre diante do nosso maior inimigo, o pecado. De acordo com o apóstolo João: “se afirmarmos que não temos cometido pecado, fazemos de Deus um mentiroso, e a sua palavra não está em nós” (1 João 1:10). Logo, somos desafiados a resistirmos ao pecado, porque Cristo morreu para nos livrar da escravidão em que vivíamos, de modo que, o corpo do pecado, ao ser crucificado com Cristo, é exterminado, para que todo aquele que é nascido de novo, não sirva mais ao pecado, ou seja, não viva na servidão do pecado. “Sabendo isto, que o nosso homem velho foi com ele crucificado, para que o corpo do pecado seja desfeito, para que não sirvamos mais ao pecado” (Romanos 6:6).

 

Por fim, o crente em Cristo Jesus não mais é escravo do pecado, apesar de sermos confrontados diariamente, mas a Graça de Deus nos dar forças para não pecar, porque somos nascido de Deus, da semente incorruptível e por isso, não devemos pecar, pois em Cristo somos mais que vencedores.

 

Lembre-se:  Deus é bom; seu amor dura para sempre

Nenhum comentário: