domingo, 24 de outubro de 2021

A verdade que liberta


 Está escrito:

“E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará” (João 8:32)

 

A Bíblia é muito mais do que um manual de doutrinas, é a verdade de Deus para nossa vida. É interessante que as pessoas brincam com a mentira e as espalham com um nome fakenews, mas literalmente, é sinônimo de mentira. Quem pratica e dissemina mentiras, Jesus Cristo chama de "filhos do diabo", porque nele não há verdade (João 8:44).

 

A Palavra de Deus encontrada na Bíblia nos conduz a vida, cria a fé e produz transformações de dentro para fora do nosso eu. Através de Jesus Cristo, nosso caráter é edificado, infunde-se esperança, libera-se poder, limpa nossa mente e nos garante o futuro eterno. Por isso, Jesus disse: “Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida” (João 14:6). Assim, o propósito dEle é que Seus filhos vivam a verdade, para que tenham plena liberdade. 

 

Mas, liberdade de que? Liberdade para fazer o que quer, não é liberdade. A verdadeira liberdade consiste em viver a Palavra de Deus, de forma que devemos considerá-la tão essencial para nossa vida como o alimento para nosso corpo. A verdade que liberta é a bússola na qual confiamos a direção, o conselho que devemos escutar para tomar decisões sábias e o parâmetro que devemos utilizar para avaliar todas as coisas. A verdade de Deus deve sempre ser a primeira e a última palavra para nossa vida.

 

O nosso coração precisa estar sempre aberto para receber os ensinamentos do Senhor, através da Palavra dEle, disponível para nós nas Sagradas Escrituras, a Bíblia. Por isso, deve existir em nós a fome, o desejo de aprender a Palavra e vive-la como luz para o nosso caminho. A verdade que liberta nos revela que Deus é um Deus apaixonado por nós, Ele tanto nos amou que nos revelou Jesus Cristo para que nós possamos crer e ter vida eterna (João 3:16).

 

Quem não vive a verdade, ainda está preso e não tem a liberdade, por causa do pecado e encontra-se separado de Deus. Todavia, há esperança de resgate da prisão, Deus enviou Jesus, como homem, para pagar um alto preço pela vida de cada um de nós. “Aquele que não conheceu pecado, Ele o fez pecado por nós; para que, nEle, fôssemos feitos justiça de Deus” (2Coríntios 5:21). Muitos vivem enganados neste mundo e fazem escolhas em critérios duvidosos, influenciados pela cultura (“todos estão fazendo isso”, “é a moda do momento”), pela tradição (“sempre fizemos isso”), pela razão (“acho que é a coisa certa”). Obviamente, que tudo isso está corrompido pelo pecado presente no mundo. 

 

As pessoas parecem viver atrás das máscaras, levam uma vida de hipocrisia e não demonstram o que realmente são, vivem presos numa mentira, numa fakenews que os levam a cegueira, pois estão aprisionados num mundo de enganos. Entretanto, o conhecimento da Verdade é o único caminho para libertar de todo engano. Podemos viver livres por meio dAquele que nos amou e Se entregou voluntariamente por cada um de nós, Jesus Cristo, o Redentor.

 

A liberdade revelada na verdade tem uma fonte em si mesma, a Bíblia. “Toda Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça” (2 Timóteo 3:16). Então, o que devemos fazer na prática para usufruirmos da liberdade:

·      Devo assimilar a verdade da Bíblia: não basta apenas crer nos escritos da Bíblia, devemos preencher nossa mente com ela, de tal forma que o Espírito Santo possa agir em nós transformando nosso modo de ser numa prática com a verdade. “Cada palavra de Deus é comprovadamente pura; ele é um escudo para quem nele se refugia” (Provérbios 30:5).

·      Devo aplicar seus princípios: a verdade da Palavra de Deus chega até nós, através da leitura, da pesquisa, da reflexão, mas tudo isso será inútil se falharmos em aplicá-la em nossa vida. A verdade que liberta é demonstrada na prática, através de nossas atitudes. Assim, disse Jesus: “Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as pratica é como um homem prudente que construiu a sua casa sobre a rocha” (Mateus 7:24).

 

Por fim, devemos pautar nossa vida na verdade que liberta, ou seja, a Palavra de Deus e não agir como muitas pessoas agem quando recitam o versículo de João 8:32, mas que não vemos os frutos da verdadeira liberdade em suas vidas. O fato é que, quanto mais nos redemos a Jesus, mais a verdade de Deus se torna real para mim e para você. 

 

Lembre-se: Deus é bom; seu amor dura para sempre

3 comentários:

Cleide Rejane Damaso de Araújo disse...

Verdade irmão Sérgio!
À parte de jesus Cristo, que é a verdade personificada no coração, toda liberdade é falsa!
Não existem atalhos ideológicos, políticos e sociais. Somente Jesus nos torna verdadeiramente livres!
Aleluia!

Unknown disse...

Muito bom Sérgio, Deus continue abençoando sua vida e seus escritos

Unknown disse...

Muito bom gostei para meditar