domingo, 10 de outubro de 2021

Como viver para agradar a Deus?

 


Está escrito:

“Quanto ao mais, irmãos, já os instruímos acerca de como viver a fim de agradar a Deus...” 1 Tessalonicenses 4:1

 

Começamos nossa reflexão com o seguinte questionamento: qual deve ser o objetivo da vida do crente? Obviamente que você me responderá que agradar a Deus é o primeiro propósito da vida de um cristão. Então, sua mais importante tarefa é descobrir como fazer isso, ou seja, o que fazer para agradar a Deus? 

 

A Bíblia nos revela vários exemplos de pessoas que agradaram a Deus, mas gostaria de destacar um personagem que tinha uma vida que agradava a Deus. Trata-se de Noé. Na  época que ele vivia, a sociedade de todo mundo estava moralmente arruinada. As pessoas não se lembravam de Deus, buscavam viver para o seu próprio prazer e suas preocupações, casavam-se e davam-se em casamento, levavam a vida desregrada e a perversidade do homem tinha aumentado a tal ponto que se distanciaram de Deus. O fato era que Deus não existia para eles. Então, Deus não encontrava ninguém sobre a terra que tivesse interesse de agradá-lo. 

 

Certamente, que isso pesou no coração de Deus, pois lhe causou tamanha indignação que decidiu extinguir a raça humana do nosso planeta. No entanto, havia um homem que fez Deus voltar atrás na sua decisão e o Senhor mostrou benevolência em Noé, porque ele era homem justo e íntegro entre o povo da sua época; ele andava com Deus (Gênesis 6:8-9).

 

O andar com Deus faz toda diferença na vida do crente. Então, o que fazer para agradar a Deus? Vamos apontar algumas coisas que certamente agradam a Deus:

1.     Agradamos a Deus quando o amamos acima de qualquer coisa – a narrativa da história de Noé mostra que ele andava com Deus ininterruptamente. Logo, o que faz Deus se agradar de nós é quando o desejamos mais do que qualquer outra coisa, não importa se tropeçamos pelo caminho em nossas atitudes, mas se mesmo assim as nossas atitudes vierem a desagradar a Deus, Ele voltará os olhos para nós ao perceber que queremos andar com Ele e demonstramos arrependimento. Afinal, somos barro e estamos sujeitos as fragilidades humanas e Deus nos compreende e nunca nos abandonará. Ele não desiste de nós. Veja que Noé pecou, Davi pecou, contudo Deus os amava, porque eles viviam na busca da presença de Deus. “Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração” (Jeremias 29:13).

2.     Agradamos a Deus quando confiamos NELE totalmente – Noé agradou a Deus porque ele confiou em Deus, mesmo quando tudo parecia não fazer muito sentido para as circunstâncias daquela época. Certamente, Noé foi vítima de muita gozação dos seus contemporâneos. Mas, a Bíblia afirma em Hebreus 11:7 que “Pela fé Noé, divinamente instruído acerca de acontecimentos que ainda não se viam e sendo temente a Deus, aparelhou uma arca para a salvação de sua casa”. Que fé extraordinária demonstrou Noé, em um contexto em que ainda não se conhecia a chuva, como a conhecemos hoje. Noé creu em Deus, mesmo diante de coisas que pareciam absurdas na qual Deus lhe revelara. Sem fé é impossível agradar a Deus (Hebreus 11:6). Fé em Deus significa crer que Ele sabe o que é melhor para sua vida.

3.     Agradamos a Deus quando Lhe obedecemos incondicionalmente – que coisa tremenda é essa! Sabe o que isso significa? Significa fazer qualquer coisa que Deus lhe pedir, sem duvidar nem hesitar. Na prática, somos tentados a oferecer a Deus uma obediência parcial. Aliás, queremos escolher as ordens a que devemos obedecer. Em nossa mente, fazemos uma espécie de lista das coisas que gostamos e lhes obedecemos, enquanto deixamos de lado as que acreditamos serem absurdas, difíceis, custosas ou até impopulares. Veja o seguinte exemplo: “Vou a igreja, mas não vou dar o dízimo ou ofertar. Vou ler a Bíblia, mas não perdoarei a pessoa que me magoou”. Percebe? Lembre-se que qualquer ato de obediência é um ato de adoração a Deus. Então, por que a obediência agradada tanto a Deus? A resposta é simples, ela prova que você realmente o ama (João 14:21).

4.     Agradamos a Deus quando o louvamos e damos graças sempre – a história de Noé mostra que após o dilúvio, a primeira atitude dele foi expressa por sua gratidão a Deus, oferecendo-lhe um sacrifício (Gênesis 8:20). “Deem graças ao Senhor porque ele é bom; o seu amor dura para sempre” (Salmos 107:1).

 

Por fim, devemos viver uma vida cristã que agrade a Deus com atitudes práticas, dando graças a Deus em tudo que fizermos com nossas habilidades e talentos que recebemos de Deus. É tempo de seguir com a vida na presença de Deus fazendo coisas que os humanos fazem, amando sua esposa ou esposo, educando os filhos, orando por eles, cuidando da sua família, plantando, comendo, se relacionando com as pessoas com amor fraternal, porque foi para isso que Deus nos fez e nos destinou para essa geração, a fim de revelarmos Cristo em nós, a esperança da glória.

 

Lembre-se: Deus é bom; seu amor dura para sempre.