domingo, 17 de outubro de 2021

Obstáculos que impedem nossas orações


Está escrito:

"Quando pedem, não recebem, pois pedem por motivos errados, para gastar em seus prazeres" (Tiago 4:3)


Você já teve a sensação de está pedindo algo a Deus em oração, mas sabe que não está pedindo de forma correta? Sabe, aquele sentimento de que há alguma coisa errada, embora não saiba exatamente o que seja? Pois é, a epístola de Tiago, meio-irmão de Jesus e líder da igreja em Jerusalém, aborda exatamente isso no texto acima mencionado. 

 

Eu não sei quanto a você, mas as vezes fico a pensar se em minhas orações, eu tenho sido egoísta, por causa dos meus sonhos e desejos do meu coração. Talvez seja por isso que nunca fui atendido em certas coisas. Então, por que será que Deus não atende aos nossos pedidos?

 

Na verdade, Deus deseja nos abençoar de forma extraordinária, mas para isso nosso coração precisa estar alinhado com o Dele. Quando pensamos apenas em nós mesmo para usufruirmos dos prazeres deste mundo, criamos obstáculos em nossa relação com Deus. A verdade é que não sabemos como pedir em oração a Deus, “porque não sabemos orar como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós sobremaneira, com gemidos inexprimíveis” (Romanos 8:26).

 

Paremos um instante. Vamos refletir, quais os obstáculos que impedem que Deus  atenda nossas orações, apesar de confiarmos em sua soberania, seu amor, sua generosidade, sua misericórdia e sua imensa graça: 

1.     Obstáculo que impede Deus de atender nossas orações é quando temos consciência de que estamos entristecendo o Espírito Santo – o causa principal que entristece o Espírito Santo é o pecado. Deus não dar ouvido a quem vive na prática do pecado conscientemente. De forma que, o pecado faz separação entre o homem e Deus. “Se eu tivesse guardado lugar para o pecado em meu coração, o Senhor nunca teria me ouvido” (Salmos 66:18).

2.     Obstáculo que impede Deus de atender nossas orações é quando vivemos em desobediência – para Deus o que importa é a nossa obediência e não fazer sacrifícios ou demonstrar uma religiosidade aparente. Verdadeiramente, Deus não ouve aqueles que agem em desobediência a sua Palavra. A história de Israel narrada na Bíblia é o testemunho real de um povo rebelde que sofreu as consequências da desobediência. “Eu lhes disse isso, mas vocês não me deram ouvidos, rebelaram-se contra o SENHOR...choraram perante o SENHOR, mas ele não ouviu o seu clamor nem lhes deu atenção” (Deuteronômio 1:43;45).

3.     Obstáculo que impede Deus de atender nossas orações é quando oramos sem fé – a incredulidade é uma das causas de uma oração não atendida. É preciso ter convicção de que se Deus quiser nos atender, Ele pode realizar nosso desejo por causa da sua bondade, sua soberania e seu amor por nós. “Peça-a, porém, com fé, sem duvidar, pois, aquele que duvida é semelhante à onda do mar, levada e agitada pelo vento. Não pense tal pessoa que receberá coisa alguma do Senhor” (Tiago 1:6-7).

4.     Obstáculo que impede Deus de atender nossas orações é quando queremos facilidades – muitas vezes pedimos coisas a Deus que é para nos livrar de alguma dificuldade, como se Deus estivesse sempre pronto para facilitar a nossa vida. No entanto, precisamos nos atentarmos para o fato de que as dificuldades que vem sobre nós, muitas vezes são para o nosso crescimento. Deus está trabalhando em nós e por meio de nós, a fim de que possamos testemunhar nossa fé em Cristo Jesus e glorificarmos o seu nome. “Quando pedem, não recebem, pois pedem por motivos errados, para gastar em seus prazeres” (Tiago 4:3).

 

Mas, mesmo quando não estamos em pecado ou em desobediência ou até oramos com fé e Deus não atende a nossa oração no tempo que desejamos, o que fazer? Nossa tendência, nessas circunstâncias, é desanimar, desistir, murmurar, reclamar, choramingar e até mesmo pensar que Deus nos esqueceu. Isso é um grande equívoco. O tempo de Deus é diferente do nosso e Ele tem o melhor para nós no momento certo que Ele determinou para cumprir seus propósitos. Se Deus tivesse atendido as orações de José, quando ele estava no calabouço egípcio, ele não teria passado de um lavador de copos na cozinha do faraó, no entanto, Deus estava preparando a rampa do palácio para que ele fosse governador de todo Egito. Deus não atende as nossas orações do jeito que queremos e na rapidez que desejamos. Ele nos ama e tem propósitos exponenciais, mesmo diante de nossas lutas, dificuldades ou sofrimentos que, muitas vezes nem entendemos, mas que depois compreendemos o que Deus tinha preparado para nós.

 

Portanto amados, as mãos do Senhor não estão encolhidas para nos abençoar e nem seus ouvidos vedados para não nos ouvir. Ele é Deus vivo e presente, “os olhos do Senhor estão sobre os justos e os seus ouvidos estão atentos à sua oração, mas o rosto do Senhor volta-se contra os que praticam o mal” (1Pedro 3:12). Precisamos compreender que nosso maior patrimônio não são as coisas deste mundo, mas o Senhor Jesus Cristo que nos concede paz, graça e infinita misericórdia, além de nos assegurar a vida eterna junto ao Pai. Aleluia!

 

Não esqueça de que a mão do Senhor está sempre pronta para nos abençoar, quando pedimos algo que seja de acordo com a sua vontade. 

 

Lembre-se: Deus é bom; seu amor dura para sempre.




Nenhum comentário: