domingo, 21 de março de 2021

Verdadeiro refúgio


Está escrito:

Deus é nosso refúgio e a nossa fortaleza, auxílio sempre presente na adversidade. Salmos 46:1

 

O mundo está passando por um momento de grande dificuldade por causa da pandemia do COVID-19 e, em especial, no Brasil que está sendo considerado o epicentro da pandemia com números de mortes diárias acima de duas mil pessoas. Vivemos perplexos diante de tantas vidas interrompidas prematuramente, lares desfeitos, sonhos destruídos por causa de um vírus letal que subjuga o rico e o pobre.

 

Diante desse estado de calamidade na saúde pública, nos deparamos com gestores despreparados e alguns até fazem pouco caso da situação. Tem até líderes religiosos que afirmam ser castigo de Deus para a humanidade pecadora. Será? Não vamos espiritualizar a situação, mas uma coisa podemos ter certeza, a responsabilidade não é de Deus, mas de todos nós. 

 

Na verdade, Deus é o nosso refúgio e nossa fortaleza diante do caos sanitário em que vivemos. Mas, por que Ele é nosso refúgio? Para responder esta pergunta, precisamos compreender o significado de “refúgio”. A palavra “refúgio” é um lugar de segurança e proteção. Então, a declaração “Deus é nosso refúgio”, expressa que quando enfrentamos dificuldades na vida podemos encontrar segurança em Deus. Podemos confiar plenamente nEle, porque Ele nunca nos abandona, Ele é uma rocha firme que nos protege.

 

Não há lugar melhor no mundo para estar do que refugiado em Deus. Nosso Senhor está sempre ao nosso lado e provê o socorro oportuno nos tempos difíceis que estamos passando. “Como é precioso o teu amor, ó Deus! Os homens encontram refúgio à sombra das tuas asas” Salmos 36:7.

 

Outras coisas podem falhar, os homens, a exemplo de alguns políticos, podem nos iludir e enganar, mas Deus nunca falha e não mente. Podemos sempre nos refugiar nEle, sem medo de ser feliz. Deus sempre cuida de quem confia nEle. Já fui jovem e agora sou velho, mas nunca vi o justo desamparado nem seus filhos mendigando o pão (Salmos 37:25). Deus é fiel! Aleluia!

 

Que Deus glorioso nós temos! Além de ser nosso refúgio e fortaleza, Ele é “auxílio sempre presente na adversidade”, isso nos conforta porque temos a certeza de que nas situações problemáticas de intensas aflições e dificuldades que o povo brasileiro está enfrentando e que somos incapazes de escapar desse vírus perigoso, o Deus que é o nosso refúgio e fortaleza pode nos socorrer providencialmente.

 

O cristão não tem o que temer se anda em obediência a Palavra de Deus, que diz: “Não temas, porque eu sou contigo” (Isaías 41:10). Então, isso significa que o crente não pega o coronavírus?  Não, eu não disse isso. O crente como qualquer outra pessoa deve usar as medidas sanitárias necessárias e recomendadas pela ciência. Mas, o que quero dizer é que o crente tem em Deus seu refúgio e fortaleza, e sabe que seu Deus lhe ajuda diante das adversidades, ou seja, ele passa pela dificuldade confiando na soberania de Deus e glorifica-o em todo tempo.

 

Nós devemos ter em mente que nosso Deus é soberano. Ainda que tudo fique caótico diante dos nossos olhos, ainda que o mundo desmorone diante de nós, devemos saber que todas as coisas estão sob o controle de Deus. “Mesmo não florescendo a figueira e não havendo uvas nas videiras, mesmo faltando a safra de azeitonas e não havendo produção de alimentos nas lavouras, nem ovelhas no curral, nem bois nos estábulos, ainda assim eu exultarei no SENHOR e me alegrarei no Deus da minha salvação” Hb 3:17.

 

Deus conhece profundamente suas necessidades e sabe tudo que estamos enfrentando, neste tempo de confusão, incertezas e medo. Mas, sua mensagem foi enviada a nós hoje, através do Salmos 46, pois é justamente para momentos como este. Por isso, não se desespere, não se aflija, é vital que você entenda o que o Senhor está falando neste Salmo. Deus é o único que está disponível e ao seu alcance sempre para lhe confortar, orientar e falar. Ele tornou isso possível, dando-nos o Espírito Santo para habitar em nós. 

 

Portanto, continue confiante no Senhor e não permita que nada abale essa confiança, porque temos a quem recorrer, o Senhor Jesus, nosso refúgio e fortaleza em meio às incertezas da vida.

 

Lembre-se: Deus é bom; seu amor dura para sempre.

Um comentário:

Cleide Rejane Damaso de Araújo disse...

Verdade Irmão Sérgio Ribeiro!
Diante do poder de Deus se dissipa os temores. O Senhor é aquele a quem podemos buscar proteção, força e Refúgio. Não há inimigo que prevaleça contra aquele que se abriga Nele. Ele tem várias formas de suprir-nos e sustentar contra as investidas do inimigo. Precisamos, tão somente buscar a Deus diariamente e confiar.