domingo, 14 de março de 2021

YAHWEH

 

 

Está escrito:

“Eu, eu mesmo, sou o Senhor, e além de mim não há salvador algum.” Isaías 43: 11

 

Gostaria de compartilhar uma porção da palavra de Deus. O texto do profeta Isaías ressalta de forma enfática quem é o Senhor, por essa razão há repetição do pronome ‘eu’. É interessante observar que em nenhum outro nome que possa existir na terra possui os atributos que o nome YAHWEH(o Senhor) envolve, logo, não há outro.

 

Além disso, também não há ninguém que possa salvar o homem do pecado e do sofrimento eterno. Toda salvação vem de Deus, através de Jesus Cristo, só Ele pode nos dar a libertação dos males temporais e da morte eterna. Isso significa que os ídolos são falsos deuses e incapazes de salvar aqueles que confiam neles.

 

Assim, percebemos que o salvador é incomparável. De forma que do nascente ao poente saibam todos que não há ninguém além de mim. Eu sou o Senhor, e não há nenhum outro (Isaías 45:6). 

 

Então, se Deus é o que diz ser, quais são os atributos exclusivos dEle? Vejamos algumas qualidades atribuídas a Deus que mostram quem Ele é e o que somos diante da sua grandeza e infinito amor:

1.     Nele reside toda sabedoria e conhecimento. A infinitude de Deus é algo que foge a nossa capacidade de entendimento. Quanto mais buscamos conhecer a Deus mais temos que conhecer. Deus é inesgotável. Quem definiu limites para o Espírito do Senhor, ou o instruiu como seu conselheiro? A quem o Senhor consultou que pudesse esclarecê-lo, e que lhe ensinasse a julgar com justiça? (Isaías 40:13-14).

2.     Ele é incansável. Deus governa o universo e tem tudo sob controle sem cansaço ou exaustão. Por outro lado, nós somos fracos e nos cansamos facilmente. Será que você não sabe? Nunca ouviu falar? O Senhor é o Deus eterno, o Criador de toda a terra. Ele não se cansa nem fica exausto; sua sabedoria é insondável. Ele fortalece o cansado e dá grande vigor ao que está sem forças (Isaías 40: 28:29).

3.     Ele é o planejador e criador do universo. De Gênesis a Apocalipse encontramos com clareza o poder criador de Deus que, indiscutivelmente, não se pode considerar que o universo é obra do acaso ou “bigban”. O caos não produz ordem. Somente a inteligência infinita e criadora de Deus é capaz de medir as águas na concha da mão, ou com o palmo definir os limites dos céus. Quem jamais calculou o peso da terra, ou pesou os montes na balança e as colinas nos seus pratos? (Isaías 40:12)

4.     Ele é infalível e sempre cumpre seu propósito. Deus não falha e nunca será desencorajado até que seus propósitos sejam cumpridos. Desde os dias mais antigos Eu o Sou. Não há quem possa livrar alguém de minha mão. Agindo Eu, quem pode desfazer? (Isaías 43:13)

5.     Só Ele tem poder para apagar pecados. A Graça de Deus revelada a nós por meio de Jesus Cristo perdoa e apaga nossos pecados e não se lembra mais deles. Aleluia! Que Deus é esse? Deus de amor, compaixão e justiça que conhece nossas fraquezas e sabe que somos pó. “Sou eu, eu mesmo, aquele que apaga suas transgressões, por amor de mim, e que não se lembra mais de seus pecados (Isaías 43:25).

6.     Deus não esquece de você. Que Deus é esse? Um Deus que nos ama ao ponto de nunca esquecer de nós. Ele tem cuidado de nós em todo o tempo, mesmo quando estamos dormindo, Ele cuida do nosso sono e nos desperta para um novo dia, por causa da sua misericórdia. Tanto cuidado, proteção e livramento, sempre conosco, ao ponto de nem percebermos, mas Ele está agindo por amor a cada um de nós. Haverá mãe que possa esquecer seu bebê que ainda mama e não ter compaixão do filho que gerou? Embora ela possa esquecê-lo, eu não me esquecerei de você! Veja, eu gravei você nas palmas das minhas mãos; seus muros estão sempre diante de mim (Isaías 49:15-16). Isso é motivo de alegria e de louvor a Deus!

 

Poderíamos relacionar muitos outros atributos de Deus, mas nunca esgotaríamos o assunto, porque Deus é infinito e estabeleceu um limite para se revelar ao homem. Contudo, na eternidade quando estaremos na presença dEle não nos cansaremos de conhecer a cada dia o Senhor. Sim, o Senhor! O Salvador! O Redentor, o Santo de Israel.

 

Lembre-se: Deus é bom; seu amor dura para sempre.

Nenhum comentário: