domingo, 7 de março de 2021

Provem e vejam


Está escrito:

“Provem, e vejam como o SENHOR é bom. Como é feliz o homem que nele se refugia!” Salmos 34:8

 

Gostaria de compartilhar uma porção da palavra de Deus. Nesta passagem bíblica, o autor do Salmos 34 nos convida a provar para podermos ver que Deus é bom. Todos nós sabemos que Deus é bom, e de fato, Ele o é. A Bíblia afirma do início ao fim essa verdade, aliás alguém disse que “a Bíblia é a boca de Deus”, ou seja, a bondade de Deus é vista em toda a Bíblia.

 

É importante esclarecer uma dúvida que alguém possa pensar a respeito da palavra “provem”, do verbo provar. Neste versículo, ele pode ser entendido com o significado de “Experimentem”, do verbo experimentar. Não é para por a prova Deus, mas experimentar uma convivência diária com Deus na sua vida. De fato, muita gente já ouviu falar de Deus nas diversas formas de crença religiosa existente na humanidade, mas quem experimenta Deus, o conhece um pouco à medida que Deus se revela. Assim foi com Jó: “Meus ouvidos já tinham ouvido a teu respeito, mas agora os meus olhos te viram” (Jó 42:5), Deus mostrou seu poder, sua majestade e bondade lhe dando em dobro tudo o que tinha antes.

 

Tenha uma experiência pessoal com Deus e veja que Ele é bom. Você pode nem acreditar, mas entre bilhões de pessoas que habitam nos seis continentes do nosso planeta, Deus olha para você como se fosse uma pessoa única neste mundo. “O Senhor olha dos céus para os filhos dos homens, para ver se há alguém que tenha entendimento, alguém que busquem a Deus” (Salmos 53:2).

 

Então, como podemos experimentar e ver que o Senhor é bom? Existem diversas formas, porque é algo pessoal, mas vamos apontar cinco maneiras de ter essa fantástica experiência de conviver e ver a bondade de Deus:

1.     Conhecendo-o. Quando buscamos conhecer a Deus, nós o encontraremos, porque Deus se deixa revelar para nós. Mas, o conhecer de Deus é infinito, cada vez mais que aprendemos de Deus, percebemos que sabemos pouco, no entanto, o suficiente para percebermos a sua bondade, misericórdia e amor por nós. Se você o buscar, o encontrará, mas, se você o abandonar, ele o rejeitará para sempre (1 Crônicas 28:9). Além disso, Jesus disse: “Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem” (João 10:14);

2.     Enchendo-se do Espírito SantoQuando tomamos consciência de Deus em nossa vida, surge em nós o arrependimento por nossos atos diante a santidade de Deus e a semente da fé plantada em nós brota e reconhecemos Jesus Cristo como nosso único e suficiente salvador. Nesse ato singular em nossa vida, recebemos da parte de Deus o Espírito Santo. Todavia, precisamos a cada dia do enchimento do Espírito Santo em nossa vida. Não se embriaguem com vinho, que leva à libertinagem, mas deixem-se encher pelo Espírito (Efésios 5:18).

3.     Ouvindo sua voz. No início dessa reflexão, eu afirmei que a “Bíblia é a boca de Deus”, pois através da leitura da palavra Deus fala aos nossos corações, ou mesmo quando ouvimos um áudio da Bíblia. Qualquer que seja a forma, o fato é que Deus fala e podemos ouvir sua voz mansa e suave a nos consolar. Disse Jesus: “As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem” (João 10:27).

4.     Sendo liberto de pecados. Quando experimentamos uma convivência diária com Deus, deixamos de lado as práticas que desagradam a Deus e entristece o Espírito Santo que habita em nós. É o temor do Senhor que nos move a resistir o mal, porque fomos libertos e vivemos em novidade de vida. Portanto, se o Filho (Jesus) os libertar, vocês de fato serão livres (João 8:36).

5.     Vivendo na dependência Dele. Cada vez que buscamos a Deus e o conhecemos, nos colocamos em total dependência do seu cuidado. A vida presente é só uma passagem, não importa o que possa acontecer conosco, o nosso alvo é o Reino de Deus e uma vida eterna com o Senhor. Assim, podemos dizer como o salmista: “O senhor é o meu pastor; de nada terei falta” Salmos 23:1.

Assim, ao experimentarmos Deus em nossa vida podemos ver o quanto Ele é bom conosco e, a consequência dessa constatação, é que somos felizes porque temos em quem se refugiar. Deus quer que você prove Dele e O conheça. Você precisa provar para ser mais que feliz. Mas, vou te revelar uma verdade: Deus é bom, mas isto não nos priva de que nesta jornada pela vida não passemos por momentos ruins e conturbados, contudo, todos aqueles que andam com Deus provam da sua bondade. 

 

Lembre-se: Deus é bom; seu amor dura para sempre.

2 comentários:

Cleide Rejane Damaso de Araújo disse...

Ao conhecermos a Deus, reconhecemos que Ele é o bom Pastor que deu a vida por Suas ovelhas. Vivemos dias terrivelmente incertos, mas temos a garantia que há um Pastor cuidando de nós. "Eu Sou o bom Pastor". Não se trata de um simpático pastor. O adjetivo é "bom", do grego "kalós", que nos remete a um pastor extraordinário. Ele é pessoal. Olha-nos individualmente, conhece o nosso íntimo e vê o coração precisando de alívio. Finalmente, pertencemos a Ele. E com Ele tudo tem sentido e significado. Aleluias!

Saemmy Albuquerque disse...

Excelente reflexão!
O Senhor é bom e misericordioso e nada pode mudar isso.
"Como é grande a tua bondade,
que reservaste para aqueles que te temem,
e que, à vista dos homens,
concedes àqueles que se refugiam em ti!"
Salmos 31:19