domingo, 28 de março de 2021

A importância do Reino


 

Está Escrito:

Nem se dirá: ‘Aqui está ele’ ou ‘Lá está’: porque o Reino de Deus está no meio de vocês. Lucas 17:21 NVI

 

É impressionante como milhões de pessoas em todo mundo, especialmente os cristãos, pensam pouco ou nada sabem a respeito da importância do Reino de Deus. O curioso é que a Bíblia no antigo testamento conduziu a Jesus Cristo, o fundador da fé cristã e o edificador da igreja, que veio exatamente anunciar a chegada do Reino de Deus e isso deveria ser a prioridade número um de cada um de nós. Aliás, Ele mesmo disse: “Buscai primeiro o reino de Deus e a sua justiça” (Mateus 6:33).

 

Este Reino era o tema do evangelho ou boa nova que Jesus pregou (Marcos 1:14:15). Mas, o que é o Reino de Deus? Onde ele está? Será que ele existe hoje em dia? Ou ainda é para o futuro? E por que é tão importante conhecê-lo? 

 

A expressão “Reino de Deus” traz um conceito amplo, cujo significado deve ser compreendido à luz do contexto das Escrituras. No entanto, basicamente, o Reino de Deus se refere ao domínio, governo, reinado ou soberania de Deus sobre tudo. Pode-se observar que do começo ao fim da Bíblia, Deus é revelado como o rei supremo que governa todas as coisas, conforme Salmos 103:19 (O SENHOR estabeleceu o seu trono nos céus, e como rei domina sobre tudo o que existe).

 

No entanto, abordaremos a importância do reino de Deus em seu significado mais restrito e envolve a soberania de Deus na redenção de seu povo. Nesse sentido, não podemos dissociar a ideia de salvação do conceito de Reino de Deus. Isso porque a entrada no reino de Deus é a realidade de ser redimido por Jesus Cristo e habitado pelo Espírito Santos. Logo, ninguém pode entrar no Reino de Deus pelos seus próprios méritos. Então, onde está o reino de Deus? O reino de Deus está entre vocês, respondeu Jesus. Realmente, Jesus estava no meio deles, mas depois nos deixou o Espírito Santo para dar continuidade ao reino de Deus até a sua vinda para implantar o reino eterno no futuro.

 

No entanto, devemos pensar no reino de Deus no presente, a razão é simples, atualmente temos dois reinos opostos entre si, o reino de Deus e o reino das trevas. Quais as características que os distinguem? O reino de Deus se caracteriza por ser:

a)     Um reino de poder – Pois o Reino de Deus não consiste em palavras, mas em poder (1 Co 4:20). 

b)    Um reino de equidade – O teu trono, ó Deus, subsiste para todo sempre; cetro de equidade é o cetro do teu Reino (Hebreus 1:8).

c)     Um reino de justiça, paz e alegria – Pois o Reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, paz e alegria no Espírito Santo (Rm 14:17). 

d)    Um reino dos pobres – Bem-aventurados vocês, os pobres, pois a vocês pertence o Reino de Deus (Lucas 6:20).

e)    Um reino de novos nascidos, da água e do Espírito – “Digo-lhes a verdade: Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não nascer de novo” (João 3:3). Além disso, ninguém pode entrar no Reino de Deus, se não nascer da água e do Espírito (João 3:5). O reino de Deus envolve a completa salvação.

 

Então, quem pertence ao reino de Deus possuem valores que não pode renunciar, pois estão intrínsecos a sua natureza, a saber: verdade, justiça, paz, fraternidade, perdão, liberdade, alegria e dignidade da pessoa humana.

 

Enquanto, o reino oposto ou das trevas estão as pessoas com as seguintes características, conforme Efésios 5:5; 1 Coríntios 6:9; Gálatas 5:21:

a)     Imorais ou impuros

b)    Gananciosos, que é idólatra

c)     Adúlteros

d)    Homossexuais passivos ou ativos

e)    Ladrões 

f)      Avarentos 

g)     Alcoólatras

h)    Caluniadores

i)      Trapaceiros

j)      Invejosos

k)     Os que praticam orgias, feitiçarias e coisas semelhantes. 


A essa lista acrescenta-se: os covardes, os incrédulos, os assassinos e os mentirosos, de acordo com Apocalipse 20:8.

 

Portanto, Jesus disse que o Reino de Deus não vem com aparência exterior, porque o Reino de Deus está entre vós (Lucas 17:21). Em outras palavras, o Reino de Deus está aqui, presente, através de sua vida e testemunho. Por meio dele, você se torna visível como pertencente ao Reino de Deus, por meio do poder do Espírito Santo que habita conosco e mostra as evidências da chegada deste Reino na vida do cristão.  Então, a que reino você pertence? Ao reino de Deus ou ao reino deste mundo “trevas”? 

 

Infelizmente, os corações das pessoas ainda estão influenciados pelo reino deste mundo e rejeitam o governo de Deus e seu reino. Isso representa um grande desafio para o cristão, o de viver o evangelho e anunciar o Reino de Deus. Mas, podemos ter a certeza de que quando o Reino de Deus for consumado no futuro e vier em toda sua plenitude, a vontade de Deus será obedecida de forma perfeita num mundo totalmente redimido. Aleluia!

 

Lembre-se: Deus é bom; seu amor dura para sempre.

Um comentário:

Cleide Rejane Damaso de Araújo disse...

Muito bom Irmão Sérgio Ribeiro.
As obras de Cristo não somente atestavam ser Ele o Messias, como indicavam a maneira por que se havia de estabelecer Seu reino. Seu reino vem mediante a suavidade da inspiração de Sua palavra, pela operação interior de Seu Espírito e a comunhão da alma com Ele que é a Sua vida. Cristo veio à Terra para nos dar o amor da Eternidade, e este é o tesouro que, mediante a ligação com Ele, devemos receber, revelar e comunicar. Comunicar que o Seu Reino está às portas!