domingo, 31 de janeiro de 2021

Mansidão


Está escrito:

Bem-aventurados os mansos, porque herdarão a terra.” Mateus 5:5

 

No sermão do monte, Jesus proferiu um dos textos mais impressionantes do Evangelho. A palavra “Bem-aventurados” significa felizes, logo as pessoas felizes são mansas. Nesta perspectiva, manso significa humilde, cortês, gentil. Estas eram características do perfil de Jesus, por isso ele disse: “aprendei de mim, porque Sou manso e humilde de coração” (Mateus 11:29).

 

Por outro lado, mansidão não é sinônimo de fraqueza ou de covardia, pelo contrário, é uma virtude divina. Jesus entrou no templo e expulsou todos os que ali vendiam e compravam. Derrubou as mesas dos cambistas e as cadeiras dos que vendiam pombas (Mateus 21:12). Em Números 12:3 diz que “Moisés era homem mui manso, mais do que todos os homens que havia sobre a terra”, numa situação muito difícil, em que se questionava sua liderança espiritual. Moisés não agiu com rancor, mas orou.

 

Logo, mansidão é uma virtude que está estreitamente relacionada com a fortaleza. Só os fortes em Deus podem exercê-la, ou seja, o princípio é simples “vencer o mal pelo bem”, como afirma Paulo aos Romanos: “não pagueis a ninguém o mal com o mal. Aplicai-vos a fazer o bem diante de todos os homens” (Romanos 12:17).

 

Mas, como podemos ser mansos? A mansidão não é algo que depende da nossa vontade. É necessário ter a presença do Espírito Santo em nós. É Ele que nos transforma de glória em glória para tratarmos as pessoas com amabilidade, atenção, compreensão e não levantar a voz. Todos devem ser tratados igualmente. Essa é a verdadeira mansidão cristã, que não revida, que não se vinga, que não se apaga fogo com gasolina. Jesus ensina que a mansidão reside a perfeição cristã. 

 

Assim, estou convencido de que sem o Espírito Santos, não conseguiremos demonstrar atitudes de mansidão, porque a natureza humana é totalmente oposta aos ensinamentos de Jesus, daí a razão pela qual ele sofreu oposição dos fariseus e de outros grupos, porque pregava uma doutrina totalmente contrária aquilo que eles esperavam no contexto geopolítico da época sob domínio de Roma.

 

As expressões “pagar o mal com o bem”, “amar o inimigo”, “orar pelo que te persegue”, eram paradigmas difíceis de aceitar, não é fácil para o homem descrente compreender essas palavras. O que as pessoas entendem é a reação, o espernear, o vingar-se, o revide, e outros. Por fim, se conclui que só pela graça de Deus é possível demonstrar atitudes de mansidão e estar com o coração disposto a aprender com Jesus.

 

Lembre-se: Deus é bom; seu amor dura para sempre.  

Nenhum comentário: