domingo, 10 de janeiro de 2021

Brilhe a luz


Está escrito:

Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês, que está nos céus. Mateus 5:16

 

Jesus, no sermão do monte, afirma que os crentes são a luz do mundo e exorta-os para que façam brilhar essa luz diante dos homens. No entanto, Jesus disse que era a luz do mundo (“Eu sou a luz do mundo. Quem me segue, nunca andará em trevas, mas terá a luz da vida” João 8:12). Percebe que há relação entre a luz que é o Senhor Jesus e o crente, ou seja, só teremos luz se andarmos com Jesus.

 

Vamos ser mais literal. O sol tem luz própria? Sim, o sol é uma estrela que ilumina o firmamento e difunde sua luz e calor livremente para a terra. Por outro lado, a lua tem luz em si mesma? Não, a lua é um astro que reflete a luz do sol para a terra, por isso vemos a sua claridade. Assim, acontece com todo seguidor de Cristo, ele difunde a luz do conhecimento do evangelho, a fé e o calor do amor, através de todos aqueles que o envolve.

 

Observe ainda que nas palavras de Jesus podemos destacar os seguintes termos: luz – obras – glorificação. Mas, que luz é essa que produz obras e glorificam a Deus? A luz que está em nós é representada pelo Espírito Santo que ilumina nossa vida nos fazendo novas criaturas. Essa luz deixa na nossa vida santa, a nossa conversa pura e com a mente aberta para o Evangelho da Graça, de forma que quem segue a Jesus, nunca andará em trevas, mas terá a luz da vida (João 8:12).

 

Então, se a luz é o Espírito Santo em nós, como podemos manter o nosso brilho diante dos homens? Apontaremos quatro maneiras para que brilhe a luz em nós:

1.     Guardando a Palavra de Deus – o cristão precisa ter relacionamento com a Palavra de Deus, para que possa viver o que ensina e usufruir de seus benefícios. Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e, luz para os meus caminhos (Salmos 119:105). Porque o mandamento é lâmpada, e a instrução, luz; (Provérbios 6:23);

2.     Não se moldando aos padrões do mundo, mas vivendo na prática da justiça e em santidade – as nossas atitudes precisam fazer a diferença neste mundo de corrupção em que as pessoas se distanciaram de Deus e buscam satisfazer suas necessidades custe o que custar. Não importa os meios, o que interessa é alcançar os objetivos. Esta é a mentalidade do mundo. Por isso, não devemos nos conformar com este século, mas transformá-lo pela renovação da nossa mente, para que possamos experimentar qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus (Romanos 12:2);

3.     Demonstrando atitudes de amor pelas pessoas, perdoando-se mutuamente – ninguém pode dizer que é cristão se não demonstrar amor, compaixão, bondade, perdão, verdade e capacidade de servir, porque tudo isso, Jesus nos deixou o legado do seu exemplo e nos deu o Espírito Santo que nos capacita a agirmos fraternalmente. A Bíblia é taxativa, Deus é amor, logo amemo-nos uns aos outros, porque o amor procede de Deus; e todo aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus (1João 4:7);

4.     Buscando continuamente o enchimento do Espírito Santos – devemos observar que recebemos o Espírito Santos quando da nossa conversão, porque é Ele que nos convence do pecado e nos leva ao arrependimento e nos faz nascer de novo. Contudo, por ser um ato único na vida do cristão, precisamos buscar diariamente o enchimento do Espírito, por isso, o apóstolo Paulo, nos exorta ao afirmar que não devemos nos embriagar com vinho, no qual há dissolução, mas encher-nos do Espírito (Efésios 5:18).

 

O resultado dessas atitudes está representado nas obras que, por sua vez, glorificam a Deus, tendo em vista que a nossa maior motivação deve ser para glorificar a Deus e pouco importa com o que as pessoas podem pensar de nós, exceto que por nossa conduta outros possam ser influenciados para serem atraídos pela luz do Evangelho da Graça. 

 

Lembre-se: Deus é bom; seu amor dura para sempre

 

Nenhum comentário: