domingo, 24 de janeiro de 2021

A vontade de Deus


Está escrito:

“...se pedirmos alguma coisa de acordo com a vontade de Deus, ele nos ouvirá.” 1João5:14

 

Uma das questões que mais incomoda o homem é saber qual a vontade de Deus? Certamente que a vontade de Deus é diferente da nossa vontade, porque Deus é santo e nós pecadores inclinados a fazer coisas que não agradam a Deus. De tal forma que Jesus ao ensinar como orar deixa claro, que “seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu” (Mateus 6:10). Tudo bem, que a tua vontade seja feita, mas eu quero ser aprovado naquele concurso público, eu quero ser curado, eu desejo isso ou aquilo.

 

Será que Deus escuta nossas orações quando fazemos nossos pedidos? A resposta é sim. Sempre Deus nos escuta. Então, porque o que pedimos não foi concedido, apesar de todo o esforço, disciplina e dedicação? É porque pedimos algo e nos esforçamos por coisas que são contrárias a vontade de Deus. 

 

Perceba que Deus está no controle da nossa vida, Ele é soberano, Ele é nosso Pai, Ele nos ama e a Sua Vontade para nós é boa, perfeita e agradável. Se Deus fosse atender aos pedidos de José quando o mesmo passava por dificuldades na prisão do Egito, ele não sairia do cárcere para ser governador do Egito. É preciso entender que o tempo de Deus é diferente do nosso e a vontade de Deus se manifesta em nossa vida muitas vezes contrariando nossos desejos e ambições, isso porque não sabemos como pedir e temos a visão limitada. 

 

Aí vem pergunta que não podemos deixar de questionar: qual a vontade de Deus para nossa vida? A vontade de Deus para nossa vida envolve pelo menos cinco princípios. É da vontade de Deus:

1.     Que sejamos santos – a vontade de Deus é que vocês sejam santificados: abstenham-se da imoralidade sexual (1 Tessalonicenses 4:3). Em outras palavras, a vontade de Deus é que tenhamos uma vida de santificação, sem o qual não seremos semelhantes a Jesus.

2.     Que façamos o bem – Pois é da vontade de Deus que, praticando o bem, vocês silenciem a ignorância dos insensatos (1Pedro 2:15). Percebe que vontade de Deus para nós é que manifestemos, através da prática, atitudes de solidariedade, compaixão, bondade e amor fraternal para com as pessoas independentemente de quem seja. 

3.     Que sejamos gratos – Deem graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus (1Tessalonicenses 5:18). O que o Senhor tem para nossa vida, sem sombra de dúvidas, é e sempre será o melhor, por isso devemos ser gratos a Deus sempre. A gratidão é o reconhecimento do poder de Deus intervindo em nossa vida para nosso bem. 

4.     Que sejamos obedientes – Obedeçam-lhes, não apenas para agradá-los quando eles os observam, mas como escravos de Cristo, fazendo de coração a vontade de Deus (Efésios 6:6). Não tenhamos dúvidas de que a obediência é a chave que nos conecta com Deus e nos identifica com Cristo, porque ele “foi obediente até a morte, e morte de cruz!” (Filipenses 2:8).

5.     Que sejamos diferentes do padrão deste mundo – Não vivam como vivem as pessoas deste mundo, mas deixem que Deus os transforme por meio de uma completa mudança da mente de vocês. Assim, vocês conhecerão a vontade de Deus, isto é, aquilo que é bom, perfeito e agradável a Ele (Romanos 12:2). Perceba que a vontade de Deus é boa – Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito (Romanos 8:28); a vontade de Deus é perfeita – desde o início faço conhecido o fim, desde tempos remotos, o que ainda virá. Digo:  Meu propósito permanecerá em pé, e farei tudo o que me agrada (Isaías 46:10); e, a vontade de Deus é agradável - pois é Deus quem efetua em vocês tanto o querer quanto o realizar, de acordo com a boa vontade dele (Filipenses 2:13).

 

Por fim, quando entendemos a vontade de Deus para nossa vida, passamos ser transformados de Glória em Glória. É preciso aprender a conhecer a vontade do Senhor para nós, o que Ele quer e quais são seus propósitos para nossa vida, no presente e futuro. “Ensina-me a fazer a tua vontade, pois tu és o meu Deus; que o teu bondoso Espírito me conduza por terreno plano (Salmos 143:10). É importante destacar que Deus não ouve pecadores, mas ouve o homem que o teme e pratica a sua vontade (João 9:31).

 

Lembre-se: Deus é bom; seu amor dura para sempre.

Nenhum comentário: