domingo, 3 de janeiro de 2021

Frutífero

 

Está escrito:

Eu sou a videira; vocês são os ramos. Se alguém permanecer em mim e eu nele, esse dará muito fruto; pois sem mim vocês não podem fazer coisa alguma. João 15:5 NVI

 

Jesus expressa numa alegoria o seu relacionamento com os seus discípulos. A mensagem essencial da alegoria é clara, a saber, que o propósito de Deus é que sejamos frutíferos, a semelhança da função da videira que é produzir uvas. Mas, qual é a sua ideia de ser frutífero no reino de Deus? Para muitos, ser frutífero significa aquela pessoa que ganha muitas almas para Jesus. De fato, o evangelismo é muito importante na vida cristã, no entanto, não é apenas isto. Disse Jesus: muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos em teu nome? Em teu nome não expulsamos demônios e não realizamos muitos milagres? (Mateus 7:22). 

 

Percebe que, para ser frutífero no reino de Deus é preciso algo mais, algo que faça a diferença no meio desta geração corrompida pelo pecado. Então, quais são as condições para ser frutífero como a videira?

 

1.     Permanecer Nele – observe que Jesus se compara com a videira e nós somos os ramos. Sabe-se que o ramo para poder florir e produzir frutos é necessário que esteja conectado ao tronco, a fim de receber os nutrientes necessários, por isso “se alguém permanecer”, ou seja, se alguém estar em Cristo, está organicamente ligado a Ele. Em outras palavras, precisamos manter e desenvolver um relacionamento com Jesus. Mas, como podemos permanecer nele? Somente através do Espírito Santo, não existe outro que seja capaz de fazer essa conexão permanente. (Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão minhas testemunhas... Atos 1:8)


2.     Viver na dependência de Deus – observe que o ramo depende do tronco da videira para sobreviver, sem a videira, o ramo fica fraco, seca e cai no chão e é apanhado e jogado no fogo. Portanto, isso não depende do desejo ou do esforço humano, mas da misericórdia de Deus (Romanos 9:16). Logo, precisamos viver na dependência dele, Jesus nosso Redentor e Salvador. Foi assim que Deus manifestou o seu amor entre nós: enviou o seu Filho Unigênito ao mundo, para que pudéssemos viver por meio dele (1João 4:9).


3.     Busque ser semelhante com Cristo – Jesus é nosso modelo, nossa referência, é nele que devemos moldar a nossa maneira de viver. Mas, como podemos ser semelhantes a Cristo? Pelo nosso próprio esforço também não conseguiremos, podemos até tentar, mas fracassaremos. Somente por meio do Espírito Santo seremos capazes de ser frutíferos e revelar o fruto do Espírito em nós, a saber: amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio (Gálatas 5:22-23). Tais virtudes encontramos em Jesus Cristo, por isso devemos imitá-lo, por meio do Espírito Santo, que nos faz a semelhança de Cristo.

 

Muitos cristãos têm se destacado por sua eloquência no falar publicamente, de tal forma que fazem multidões se quebrantarem e muitos são convertidos. Isso é algo extraordinário, mas nem todos precisam ser destaque. O que de fato precisamos é ser frutífero, tal qual nos foi revelado em Gálatas 5:22-23, simples assim!

 

Lembre-se: Deus é bom; seu amor dura para sempre


Nenhum comentário: