domingo, 6 de dezembro de 2020

Preparem o caminho


Na Bíblia está escrito:

“voz do que clama no deserto: Preparem o caminho para o Senhor, façam veredas retas para ele” Marcos 1:3

 

O texto acima se refere ao profeta João Batista que pregava para as pessoas no deserto e ele começa sua obra se identificando. Contudo, vamos refletir um pouco sobre a nossa vida no presente contexto. Sabemos que todos nós um dia vamos nos encontrar perante o Senhor Jesus, quer creiamos ou não, todos “terão que prestar contas aquele que está pronto para julgar os vivos e os mortos” 1 Pd 4:5. Então, será que estamos preparados para enfrentar aquele que julga com retidão?

 

Se sim, parabéns! Se não, é o momento de preparar o caminho para o encontro com o Senhor. Mas, como preparar o caminho? Que caminho é esse? O que significa vereda ou estrada reta? É importante entender a figura de linguagem que é utilizada no texto do Evangelho de Marcos. O caminho representa a vida da pessoa. A vida é comparada a uma estrada ou vereda que caminhamos passo a passo, ano após ano, enfrentamos o sol, a chuva, a noite, o frio, o calor e todos os intemperes das circunstâncias, mas tudo depende das nossas escolhas. 

 

A nossa vida tem um senhor, que somos nós mesmos ou quando nos entregamos a Deus, Ele passa ser o Senhor, por isso que o salmista diz: entregue o seu caminho ao Senhor; confie nele e ele agirá (Salmo 37:5). Porém, enquanto isso não acontece, somos responsáveis pela condução do nosso caminho, podemos decidir em caminhar para direita ou para esquerda, seguir reto ou buscar um atalho. Mas, o fato é que todos caminham para um destino final, quer esteja preparado ou não e o ponto final desse caminho é a morte.

 

O livro de Provérbios diz que o caminho do justo é uma estrada plana (Pv 15:19). Quem é o justo se não aquele que foi justificado por Jesus, ele disse: Eu sou o caminho, a verdade e a vida (João 14:6). Em outras palavras, o caminho reto é aquele que conduz a vida, pois mesmo que morramos teremos vida em Cristo Jesus, porque só Jesus tem as palavras de vida eterna (João 6:68).

 

Então, como preparar o caminho para esse encontro? Seguem algumas sugestões:

1.     Arrependa-se. Faça uma reflexão da sua vida, do caminho que você escolheu. Lembre-se que Deus é Senhor, que veio a este mundo se revelar para nós, através de Jesus Cristo, que foi morto na cruz e ressuscitou para nos dar vida. Reconheça sua condição de ser humano que carece do perdão de Deus. Não despreze as riquezas da sua bondade, tolerância e paciência, pois é a bondade de Deus que o leva ao arrependimento, através da sua Graça (Romanos 2:4).

2.     Creia. Creia no Senhor Jesus, como o seu Salvador, seu Redentor, que te ama incondicionalmente. Ele disse: quem vive e crê em mim, não morrerá eternamente (João 11:26).

3.     Obedeça a sua palavra. O Salmista diz: afasto os pés de todo caminho mau para obedecer à tua palavra (Sl. 119:101). A obediência é a nossa demonstração de fé posta em prática, ou seja, é quando praticamos tudo que aprendemos das Escrituras. Daí, o autor do livro de Hebreus afirmar: façam caminhos retos para os seus pés (Hb 12:13).

 

Portanto, é necessário preparar o caminho enquanto se tem tempo e oportunidade, porque morrer não é o problema. O problema é depois da morte! Então, procure andar na vereda do justo que é como a luz da alvorada, que brilha cada vez mais até a plena claridade do dia (Provérbios 4:18).

 

Lembre-se: Deus é bom; seu amor dura para sempre