domingo, 29 de novembro de 2020

Palavra doce


Na Bíblia está escrito:

Como são doces para o meu paladar as tuas palavras! Mais que o mel para a minha boca! Salmos 119:103 NVI

 

O Salmo 119 é o maior salmo da Bíblia chamado de “acróstico”, ou seja, é uma poesia em que as primeiras letras (às vezes, as do meio ou do fim) de cada verso formam, em sentido vertical, um ou mais nomes ou um conceito. O Salmo é composto por vinte e duas estrofes, de acordo com o número de letras do alfabeto hebraico, e cada estrofe, por sua vez, é constituído de oito versos, que começa sempre com a letra correspondente à estrofe.  

 

Mas, o que me chama a atenção neste Salmo é o seu conteúdo. Na verdade, ele é uma declaração de elogios à lei de Deus, mais que apenas um código de preceitos, o autor do Salmo demonstra que a Palavra de Deus é um conjunto de revelações e ensinamentos para todo que crê e recebe o amor de Deus. 

 

A Palavra de Deus é doce! Não existe nada mais prazeroso ao paladar da nossa boca do que o sabor de algo doce. Alegra nosso ser, nos dar vigor e estímulo. Obviamente, que existe uma explicação fisiológica e psicológica para isto, todavia, a Palavra de Deus é doce porque alegra nossa alma, proporciona uma vida vigorosa e abundante. A Palavra de Deus nos vivifica (Salmo 119:25).

 

Mas, como sentir a doçura da Palavra de Deus? Você já provou dessa Palavra? Para sentir ou provar o sabor doce da Palavra, que é mais doce que o mel, é necessário viver o que ela ensina para se beneficiar do que ela pode produzir na vida do crente. Como temos nos relacionados com a Palavra de Deus? É curioso que nosso corpo físico necessita ser alimenta diariamente, as vezes mais do que três refeições por dia, mas como estamos alimentando nossa alma? Será que sua alma está desfalecida? 

 

Pois, a Palavra tem pode de vivificar, de restaurar o ânimo, de tal forma que o fará expressar seu amor pela Palavra de Deus. “Quanto amo a tua lei!  É a minha meditação, todo o dia!” Salmos 119:97

 

Todavia, como faço para sentir a alegria e o prazer pela Palavra de Deus? Para isso, podemos recomendar o seguinte:

1.     Ore, pedindo ao Senhor que lhe ensine (Salmos 119:12)

2.     Estude a Palavra, pesquise, procure entendê-la (Salmos 119:15)

3.     Obedeça e viva, de acordo com a Palavra (Salmos 119:9)

4.     Seja feliz guardando no coração a Palavra de Deus (Salmo 119: 14-16)

 

Portanto, creia que a Palavra de Deus é em tudo verdade desde o princípio e cada um dos seus preceitos permanecem para sempre (Salmo 119:160) e vivifica a nossa vida tornando-a mais doce do que o mel. “Suspiro, SENHOR, por tua salvação; a tua lei é todo o meu prazer” Salmos 119:174.

 

Lembre-se: Deus é bom; seu amor dura para sempre.

Nenhum comentário: