domingo, 15 de novembro de 2020

Permanecer


 

Na Bíblia está escrito:

Permaneçam em mim, e eu permanecerei em vocês” João 15:4 NVI

 

 

Permanecer, é um verbo que tem vários significados: ficar, continuar, prosseguir, persistir, entre outras. O texto acima retrata uma exortação de Jesus a seus discípulos a permanecerem Nele, ou seja, persistir ou ficar na presença Dele. Observe o detalhe da frase: “permaneçam em mim”, a preposição “em” denota o lugar onde se encontra alguém. Mas, podemos ficar no lugar onde se encontra Jesus? Em tese, não, mas o próprio Senhor Jesus nos dar um escape: “eu permanecerei em vocês”. 

 

Então, não podemos estar no lugar de Jesus, mas Ele pode estar conosco. Todavia, para que Ele possa estar conosco, há uma prerrogativa, precisamos permanecer nele. E, como podemos saber que permanecemos com Ele? Algumas evidências em nossa vida podem revelar essa presença gloriosa de Jesus:

1.     Quando demonstramos amor para com as pessoas, através das nossas atitudes. Disse Jesus: “com isso todos saberão que vocês são meus discípulos, se vocês se amarem uns aos outros”. João 13:35 NVI

2.     Quando somos capazes de perdoar aqueles que nos fazem o mal. Essa também é uma forte evidência da permanência de Jesus em nós. Ninguém sofreu tanta perseguição, inveja, incompreensão, violência física, traição do que Jesus. Mas, ele foi capaz de orar pelos seus algozes. Disse Jesus: “Pai, perdoa-lhes, pois não sabem o que estão fazendo”. Lucas 23:34 NVI

3.     Quando oramos. A oração nos conecta com Deus. É uma ligação direta sem intermediários e Deus nos ouve, embora não saibamos como orar, mas “o próprio Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis” Romanos 8:26 NVI. O Senhor Jesus disse: “se vocês permanecerem em mim, e as minhas palavras permanecerem em vocês, pedirão o que quiserem, e será concedido” João 15:7 NVI. Só há uma forma de se pedir algo a Deus, através da oração. Portanto, orem continuamente. 1 Tessalonicenses 5:17 NIV

Há muitas outras evidências, todavia, é importante salientar que essa permanência em nós de Jesus ocorre pelo poder do Espírito Santos que nos foi outorgado. Promessa de Deus para sua igreja: “Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês” Atos 1:8 NVI. Quando recebemos Jesus como Salvador e somos convencidos do nosso pecado, esse ato é uma ação do Espírito Santo, que permanece conosco, por toda nossa vida. É promessa de Deus, arrepender-se, batizar-se e receber o dom do Espírito Santo, Atos 2:38 NVI. 

 

Portanto, uma coisa é certa, Ele permanece em nós, desde que permanecemos nele. Há uma promessa de Jesus para conosco: “E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos” Mateus 28:20 NVI. Para mim, bom é permanecer em Cristo. 

 

Lembre-se: Deus é bom; seu amor dura para sempre

Nenhum comentário: