domingo, 13 de dezembro de 2020

Tudo se faz novo



 

Na Bíblia está escrito:

Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas!  2Co 5:17

 

A expressão “se alguém está em Cristo” significa que a pessoa tem uma relação com Ele, ou seja, eu estou em Cristo quando aceitei o desafio de viver uma vida dedicada ao reino de Deus. Em outras palavras, assumo a responsabilidade de aceitar a proposta de Deus para mudar a minha vida, para o Espírito Santo transformar-me numa nova pessoa, para me dar a vida eterna. 

 

Quando estamos em Cristo, nos desligamos das coisas terrenas, pois percebemos que essa vã maneira de viver não nos satisfaz, não nos dar prazer, mas nos faz sentir como “um peixe fora d’água”. Em Cristo, nos esquecemos das coisas do passado, da alegria passageira do pecado e fixemos nosso olhar nos seus propósitos e seus padrões. 

 

O estar em Cristo é o poder transformador do Espírito Santo que muda nossa maneira de pensar e de viver, pois fomos alcançados pelo amor de Cristo, de tal forma que não podemos viver mais de forma egoísta. Tudo se faz novo na vida daquele que está em Cristo. É uma mudança radical, de modo que “as coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas” 2 Co 5:17.

 

A frase: “as coisas antigas já passaram” se refere a nossa vida sem Cristo, antes da conversão, a forma como vivíamos, quer seja desregradamente ou religiosamente,  em que tudo era visto segundo a perspectiva humana e da nossa vontade que nos dominava.  Andávamos conforme a antiga criação que caiu em condenação por causa da desobediência de Adão. Ou seja, erámos pessoas com a mente obscurecida até que a iluminação do Espírito Santo e o conhecimento de Deus pela sua Graça chegou até nós.

 

Então, a frase: “eis que surgiram coisas novas”, quer dizer que agora temos um olhar diferente em relação a Cristo e a nossa maneira de viver. O Espírito Santo que recebemos quando da nossa conversão tem o poder de operar na vida do crente e transformá-lo da velha maneira de viver para uma nova realidade em que passamos a enxergar tudo de uma maneira diferente.

 

A novidade de vida reflete em atitudes que se evidenciam no amor a Cristo e no reconhecimento de que Ele é o Salvador de sua vida e que a mensagem do Evangelho é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê (Rm 1:16). Além disso, o crente sente desejo de proclamar o amor de Deus para as pessoas e de ser coparticipante da proclamação do Evangelho (1Co 9:23).

 

Finalmente, a novidade de vida reflete no controle que o crente tem, por meio do Espírito Santo, sobre o pecado, pois ele possui a mente de Cristo (1Co 2:16). É verdade que as tentações fazem parte da nossa realidade, porque estamos num mundo que jaz no maligno, mas temos a plena confiança que Deus não nos deixará cair na tentação (Mt 6:13).   

 

Assim, quem está em Cristo é nova criatura, porque o Espírito Santo faz tudo novo na vida do Crente. 

 

Lembre-se: Deus é bom; seu amor dura para sempre 

Nenhum comentário: