segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Amar a Deus

Qual é o maior mandamento ensinado na Bíblia? Essa pergunta foi feita por um rabino a Jesus, que respondeu: amar a Deus de todo o coração, de toda a alma, de toda mente. O amor é o grande mandamento para toda humanidade, independentemente, da cultura, religião, raça, cor, nação, etc. Mas, o que significa as palavras de Jesus? Será que amamos a Deus de todo coração, alma e mente? Como podemos provar esse amor incondicional para com Deus? Alguns pressupostos podem esclarecer essa questão e nos ajudar a compreender até que pontos amamos a Deus:
1. Crê na existência de um Deus único e pessoal - sem fé é impossível ter amor a um Deus invisível. A Bíblia não se preocupa em provar a existência de Deus, ela apenas afirma a sua existência. Não existe outro Deus, além disso, Ele é um Deus pessoal, porque se relaciona conosco, através do Espírito Santo e tem sentimentos próprios. A Bíblia mostra que Deus é amor. Portanto, se amamos a Deus é porque cremos na sua existência.
2. Obedecer aos seus mandamentos - a maior prova de amor a Deus é a obediência. Se guardamos os seus mandamentos estamos demonstrando nosso amor para com Deus e os seus mandamentos não se tornam pesados. Há um sentimento contínuo de gratidão a Deus, porque Ele nos amou primeiro, quando éramos rebeldes ou apenas religiosos.
Diante disso, porque devemos amar a Deus? Este é o dever de todo homem. Sendo Deus o Senhor e Salvador, Ele requer de nós apenas um amor absoluto que se entregue totalmente a Ele e se alegre nEle, por causa da salvação que há em Cristo Jesus para todo aquele que crê.
Assim, amar a Deus exige de nós que Ele esteja acima de todas as coisas, que nada neste mundo corrompido, possa ocupar o lugar de Deus em nosso coração, porque Ele pertence ao autor da nossa vida, pois este é o maior de todos os mandamentos, a obrigação primária e fundamental do homem. Amar a Deus é privilégio de quem é filho de Deus. 

Nenhum comentário: