terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Inveja


Um dos sentimentos mais perverso e destrutivo é a inveja. Segundo o dicionário Aurélio a inveja é definida de duas maneiras: 1ª desgosto ou pesar pelo bem ou felicidade de outrem; e 2ª desejo violento de possuir o bem alheio. A inveja é um mal que mexe com as emoções e se transforma em um mal capaz de provocar a destruição do outro.
Esse mal é tão antigo que tem sua origem no Gênesis. O relato bíblico nos diz que a inveja foi o motivo do primeiro homicídio da terra. Leia o capítulo 4 de Gênesis. Este fato bíblico nos ensina que a inveja acontece até entre as pessoas mais próximas e que nos conhecem bem e convivem conosco diariamente. Caim era irmão de Abel. Ora, se  entre irmãos pode surgir esse sentimento terrível, imagine em nosso convívio social: no trabalho, na escola, na igreja, na vizinhança, etc.
Portanto, é comum nos depararmos com pessoas invejosas, mas é preciso saber administrar este sentimento mesquinho e diabólico, já que não podemos acabar com todas as pessoas que sentem inveja da gente (nossos colegas e outros). Como lidar com a inveja?
1. É preciso compreender que a inveja está em todos os setores e níveis da organização. Sempre que alguém é bem sucedido ou elogiado, já desperta este sentimento em algumas pessoas.
2. É preciso também compreender que os invejosos são pessoas carentes de habilidades, medíocres e emocionalmente fragilizados.
3. É preciso estar atento aos indícios que as pessoas invejosas nos dão. Aos primeiros sinais, cautela, bom senso e sigilo são recomendáveis.
4. Não trate o invejoso com desprezo, mais com simplicidade, humildade e amor fraternal.
No livro de Provérbios há uma frase que diz o seguinte: "a inveja é a podridão dos ossos". Se você é uma pessoa que tem esse sentimento em seu coração, não permita que ele resseque a esperança, a ternura, a fé, a alegria e o amor que existem dentro de você, mas procure em Deus a renovação dos seus sentimento.

Nenhum comentário: